Notícias

Práticas de SST no setor de mineração são premiadas na FIEMG

Premiação é uma realização do IBRAM e reconhece cases de sucesso entre as mineradoras

As melhores práticas de SST no setor de mineração foram reconhecidas na edição 2018 do prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração”. O evento, realizado no dia 4/12 na sede da FIEMG, reuniu diversas iniciativas que concorreram em três categorias: “Como prevenir e gerir os Riscos Ergonômicos nas Atividades Minerais”; “Ferramentas de Gestão de Riscos Associados à SST” e “Conservação Auditiva”. Na avaliação é levada em consideração a inovação do case apresentado, o impacto das ações de SST, o envolvimento dos empregados e a comprovação dos resultados obtidos, dentre outros.

“Mineração significa para Minas Gerais, muitas empresas e muitos empregos, e quando há empregos, há trabalho e eventuais riscos em Segurança e Saúde no Trabalho”, comenta Alfredo Santana, gerente de Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida. Para Santana, assim como conhecimento e inteligência em SST geram competitividade, o reconhecimento nas melhores práticas em Saúde e Segurança no Trabalho, geram experiências em cada planta industrial. “Parabenizo ao IBRAM, ao programa MINERAÇÃO, ao SINDIEXTRA pela iniciativa e apoio, parabenizo por fim aos profissionais envolvidos, contemplados ou não com o premio, mas sim, comprometidos com a efetiva segurança e saúde no trabalho”, enfatiza o gerente.

Segundo o gerente, o SESI participa e constrói programas para minimizar os riscos de acidente de trabalho e alavancar ações a partir das indústrias da Mineração. “Temos, por exemplo, o Programa Indústria Segura, que a partir dos milhares de requisitos das Normas Regulamentadoras de SST em vigor, foram gerados conhecimento e consultorias específicas para que as indústrias da Mineração venham a buscar cada vez mais a conformidade legal, gerando assim ambientes saudáveis e trabalhadores mais produtivos”, pontua.

O prêmio é uma realização do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com o SESI e Sindicato das Indústrias Extrativas de Ouro, Metais Preciosos, Diamante e Pedras Preciosas, Areias, Pedras Ornamentais, Lenha, Madeiras, Minerais Metálicos e não Metálicos no Estado de Minas Gerais (SINDEXTRA). Seu objetivo é homenagear as práticas bem sucedidas de promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do setor mineral. Neste ano, pela primeira vez, a premiação foi aberta para empresas não associadas ao IBRAM e é voltada para empreendimentos com operações no Brasil. No ato da inscrição, foi necessário apresentar uma declaração de ausência de acidente grave referente aos últimos 12 meses. “Fico feliz em ver o auditório cheio de pessoas dispostas a discutir Segurança e Saúde no Trabalho. Lembro a todos que mais importante do que o ranking é a celebrar essas iniciativas que podem salvar vidas”, afirmou Rinaldo César Mancin, diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM.

Premiação - Os três primeiros colocados do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração 2018 receberam um troféu. Também terão seus casos de sucessos divulgados no Portal da Mineração e em outros meio de divulgação do IBRAM. Além disso, o primeiro colocado irá se apresentar no Painel Específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração, que será realizado em 2019.

Confira os projetos vencedores de 2018:

Categoria Como prevenir e gerir riscos ergonômicos nas atividades minerais
1° Lugar: Vale – Risco de pensamento de membros e posição ergonômica inadequada para manobrar as válvulas manuais das hidrociclones, gerando excesso de esforço físico na idade
2° Lugar: Vale – Risco ergonômico existente na atividade de recebimento e armazenamento de explosivos
3° Lugar: CSN Mineração – Projeto Ações ergonômicas aplicadas na gerência de laboratório garantem conforto, segurança e produtividade

Categoria Conservação auditiva
1° Lugar: Vale – Promoção da saúde auditiva: um olhar além da normalização
2° Lugar: Arcelormittal Programa mais saúde: Programa de conservação auditiva
3° Lugar: Anglo América - Prevenir é o melhor remédio

Categoria Ferramentas de gestão de riscos associados à SST
1° Lugar: Nenca Resources – Fortalecendo alianças: um compromisso pela vida
2° Lugar: Arcelormittal – Programa mais saúde IQV : Índice de Qualidade de Vida
3° Lugar: Vale – Energia zero: Sistema eletrônico para gestão do processo de bloqueio de energia

Últimas notícias

  1. Inovação na Educação em pauta na FIEMG

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS recebe: Flávio Venturini e DoContra

    Leia

  3. SESI-MG promove Workshop “Promoção da Diversidade na Empresa”

    Leia

  4. Interlocução com governo federal na busca de investimentos

    Leia

  5. SESI MAO amplia acervo

    Leia

  6. Teatro de Bolso SESIMINAS recebe Kiko Klaus

    Leia

  7. Trem Caipira no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  8. Leve parte do acervo do SESI MAO para a sua empresa

    Leia