Notícias

SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

Associados do sindicato também realizaram visita guiada ao complexo tecnológico do SENAI, em Contagem

Sebastião Jacinto Júnior/ FIEMG

É hora de comemorar e de pavimentar o futuro! Associados do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (SIPROCIMG) realizaram, nesta terça-feira (30/11), um encontro de balanço e de confraternização no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0) do SENAI, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Empresários, gestores e sindicalistas, incluindo alguns dos novos associados ao SIPROCIMG, participaram de um café de boas-vindas, seguido por uma visita guiada pelo Centro 4.0 - único complexo no Brasil dedicado exclusivamente à Indústria 4.0 (saiba mais abaixo). Eles também acompanharam a retrospectiva das ações (veja abaixo) em 2021, apresentada pelo presidente da entidade, Lúcio Silva.

“Espero que, para 2022, tenhamos um mercado igual ou melhor do que o atual. Além disso, aumentamos o número de associados ao sindicato neste ano, o que permite pensar mais ações”, explicou Lúcio, que também é sócio da Bloco Sigma, produtora de blocos de concreto desde 1998. Segundo ele, nem mesmo a pandemia de Covid-19 e a alta dos preços de insumos afetaram a demanda no setor.

A opinião foi confirmada por Ragheb Hamade Filho, vice-presidente do SIPROCIMG, e diretor da Uni-Stein do Brasil, fábrica de bloquete de concreto. “Esperamos que, com a retomada, a gente consiga, já no início do ano, fazer mais ações do sindicato e levar mais conhecimento para os associados, para que a gente consiga enfrentar as batalhas que estão aí, e que não são fáceis”, pontuou Hamade.

Retrospectiva

Entres as dezenas de atividades realizadas durante o ano, o SIPROCIMG atuou em reuniões, como o encontro para debate de temas relacionados à Área de Preservação Permanente (APP) no Distrito Industrial do Jatobá (BH); e de apresentação do Sistema Fotovoltaico à Gerência de Atração de Negócios e Investimentos.

Também houve discussão sobre o desabastecimento de matérias-primas em todo o planeta, o que impactou as indústrias mineiras, que tiveram dificuldade no atendimento às demandas. Outro importante ponto foram os ajustes de preços de materiais, incluindo a reunião com os associados para a definição de valores e de tendência de reajuste do cimento e do aço.

A retrospectiva também trouxe a relevante contribuição do SIPROCIMG na campanha de mobilização da FIEMG para enfrentamento à Covid-19. Entre as ações, o sindicato doou cinco capacetes de respiração assistida (Elmo), e insumos para vacinas; emprestou cilindros de oxigênio ao governo de Minas.

Como forma de alavancar o crescimento dos associados, o SIPROCIMG lançou, também em 2021, a participação da entidade no FIEMG Competitiva, de forma mais completa, abrangente, e costumizada. No período, funcionários da indústria de cimento realizaram capacitações on-line.

Entre os projetos ofertados pelo SIPROCIMG em parceria com o FIEMG Competitiva, estão o Treinamento do sistema MTR, a consultoria em diagnóstico ambiental, e sobre o Controle de Produção e Estoque. O SIPROCIMG também apresentou o programa de incentivos para a Redução de Custos de Energia.

O sindicato também fez atendimento exclusivo para as empresas associadas, disponibilizando consultorias gratuitas e especializadas que vão ao encontro das necessidades das indústrias, nos processos operacionais e de gestão, o que potencializou e permitiu saltos de melhorias.

A entidade, também com atuação na defesa de interesse das indústrias associadas, esteve presente na Comissão Negociadora que trata da Convenção Coletiva dos Trabalhadores, além de participar de reuniões mensais (presenciais e virtuais) na Câmara da Industria da Construção (CIC); nos conselhos regionais do SESI, SENAI e IEL; de presidentes dos sindicatos da Grande BH; e com coordenadores sindicais.

Além disso, valorizando o associativismo como força do setor produtivo, promoveu encontro entre empresários do setor com o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. O sindicato também explicou que participou e cumpriu todos os requisitos do Programa de Fortalecimento Sindical, proposto pela Federação.

Por fim, o SIPROCIMG realizou eleição sindical em julho de 2021; divulgou a comprovação financeira do ano; recebeu indicação ao Prêmio Destaque Executivo Sindical do ano, com a coordenadora da entidade, a semifinalista Cássia Manini; mobilizou reunião com o deputado federal Lucas Gonzalez; e participou do Minascon.

Ao comentar os últimos 25 anos em que atua no SIPROCIMG, a empresária Amira Zaidan, diretora da indústria de concreto para Engenharia Sanitária Arte Fácil, explicou que o próprio sindicato foi se profissionalizando ao longo do tempo.

“Fomos nos tornando uma instituição mais política. Essa mudança foi imensa, e em razão disso, o número de associados aumentou demais, e a gente sente uma responsabilidade e uma respeitabilidade muito grandes”, afirmou Zaidan, que também é ex-vice-presidente e atual diretora do SIPROCIMG.

Associativismo

O SIPROCIMG encerra o ano com 60 associados e 2,4 mil filiados em Minas. Um dos novos parceiros é a Lapido Industrial, empresa que fabrica proteção anticorrosiva para cimento e metais há cerca de 25 anos. A empresária Maria Isabel Lapido Teixeira contou que a relação da marca com o Sistema FIEMG já dura mais de duas décadas. Agora, chegou a vez do SIPROCIMG.

“A gente sempre participou da FIEMG e CIEMG. Nossos colaboradores fazem cursos no SENAI há mais de 20 anos. Fazemos isso para termos mais força. Com o SIPROCIMG, estamos há dois meses, e já fizemos dois cursos. A expectativa é muito grande. Capacitação e colaboração é o que buscamos”, disse Isabel.

Já o empresário Rubens Correa, da Dacapo Revestimentos Cimentícios, é veterano e faz parte do SIPROCIMG desde 2000. Segundo ele, que atualmente é diretor da entidade, a participação da Dacapo no associativismo permite acesso à legislação do setor e ao relacionamento com parceiros e com a própria FIEMG. Ele ainda deu uma dica para os novatos.

“Para quem tá chegando ao associativismo, significa quebrar o paradigma de que o concorrente é o seu inimigo. O paradigma quebrado abre as portas: você enxerga diferente, vê que o mundo é para todos. Assim, você passa a ter parceiros, e discutir, fazer obras, crescer juntos. Um apoia o outro no associativismo. O segmento fica mais forte”, declarou Correa.

Associados e filiados

Você sabe a diferença entre associados e filiados? O presidente do SIPROCIMG, Lúcio Silva, explica: quando uma indústria é registrada na Junta Comercial, automaticamente ela é filiada a um sindicato. Já o associado é diferente. “Os associados vêm porque querem, eles entendem a importância e querem colaborar com o setor”, disse.

“Assim, quando uma empresa entra no SIPROCIMG, ela me pergunta: ‘o que eu vou ganhar com isso?’ Eu respondo: aqui não é um comércio, compra algo e leva pra casa. Aqui você vem disposto a dar ideias, energia, o tempo para somar esforços para o desenvolvimento do setor, para melhorar nossa tecnologia, a nossa maneira de produzir, de nos organizarmos, de resolver nossas convenções trabalhistas, etc”, explicou Lúcio.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é também chamada de Quarta Revolução Industrial. Ela é composta pela automação industrial e pela integração de diferentes tecnologias - como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. O objetivo é digitalizar as atividades industriais, aumentando a produtividade e melhorando processos.

O suplente do Conselho Fiscal do SIPROCIMG, Etelson Luiz de Libero Hauck, comentou a relevância da confraternização do sindicato ter ocorrido dentro do Centro 4.0, inaugurado em junho deste ano. Segundo ele, a decisão tem uma importância enorme, sobretudo para as empresas que trabalham com o ramo.

“É uma das boas decisões tomadas pelas diretorias e presidências da FIEMG. É um grande esforço feito pelo Roscoe. Nós temos que estar na vanguarda. Nós estamos agora para a Indústria 4.0, com Robótica, e principalmente com a área digital, que é transversal a todos os segmentos. Ela vem com uma força muito grande, com esses trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela FIEMG”, finalizou.

Últimas notícias

  1. Metamorphosis, de Maria Caruso, chega à capital mineira

    Leia

  2. EP. 66 - Saúde mental: está mesmo tudo bem?

    Leia

  3. Quer educação de qualidade? Então, venha para o SESI!

    Leia

  4. Sistema FIEMG capacita empregados para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas

    Leia

  5. História & Cultura no coração de BH

    Leia

  6. SESI JF promove encontro de antigos atletas com a nova geração de jogadores de futsal

    Leia

  7. SESI JF sedia Campeonato Regional de Vôlei Sub 17 e Sub 21

    Leia

  8. O Futuro do Brasil

    Leia