Notícias

Vivências Teatrais está com inscrições abertas

Aulas começam no dia 21/08. Curso será 100% online

Ao longo de mais de duas décadas dedicadas à formação, os Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto se baseiam nos mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão – a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo – de maneira que o participante possa desenvolver sua escuta, disponibilidade e concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral.

Neste semestre as aulas acontecerão 100% através de videochamadas em plataformas digitais, possibilitando uma ampla interação ao vivo entre alunos e professores e criando uma ambiente descontraído e criativo, preservando assim o caráter prático dos encontros.

O Galpão Cine Horto possui dois blocos distintos de atividades para a formação do aluno: o primeiro é o curso de teatro para adultos e o outro as aulas para crianças e adolescentes, ambas desenvolvidos em módulos semestrais.

Ao final de cada semestre, acontece a Mostra das Vivências Teatrais, uma atividade pedagógica onde o aluno tem a oportunidade de apresentar parte dos trabalhos desenvolvidos em cada módulo diante de uma plateia, exercitando assim o objetivo final de seu aprendizado.

Adultos

O curso de teatro para adultos tem 05 módulos de duração semestral, que acontecem de maneira sequencial e continuada, ou seja, o aluno deve entrar no primeiro módulo e, de acordo com seu desenvolvimento, prosseguir nos demais.

O conteúdo de cada módulo se diferencia por diferentes enfoques sobre o trabalho do ator e o programa dos Cursos Livres tem caráter acumulativo, ou seja, cada módulo é pré-requisito para o próximo.

Os módulos para adultos vão do 1 ao 5, além do módulo de criação. O trabalho se desenvolve numa sequencia de objetivos que passam desde um primeiro contato com os elementos fundamentais para o trabalho de sensibilização e criação, a práticas e conceitos sobre atuação, descoberta e utilização do corpo como instrumento, ações físicas e sua relação com o espaço cênico, estudos do movimento mecânico e expressivo, jogos e improvisos, técnicas interpretativas e de análise de textos e elementos específicos para a composição de cenas e o estudo de sua dramaturgia.

A partir de exercícios de expressão corporal, concentração, percepção do outro e do espaço, composição, improvisação e leituras, o aluno terá a possibilidade de estimular e desenvolver sua presença cênica. 

Acompanhe o conteúdo previsto para as Vivências Teatrais

 - Desenvolver princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, ou seja, a vivência em grupo, a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral.
- Despertar potencialidades corporais, vocais e criativas, possibilitando ao participante a tomada de consciência em relação ao espaço que ocupa dentro de seu próprio corpo, dentro da sala de aula e da cena.
- Instrumentalizar o ator, investigando as diversas formas de abordagem da cena, as diferentes linguagens, com a finalidade de orientar o indivíduo criador para o trabalho coletivo, em grupo.
- Estimular o aluno a reconhecer em si possibilidades de trabalhar como um indivíduo que propõe, questiona, atua, e não simplesmente observa ou recebe informações.
 
Introdução ao Teatro – Diálogos possíveis

Este módulo oferece ao aluno o primeiro contato com elementos para o trabalho de sensibilização e consciência da presença cênica, fundamentos e vocabulários básicos – como escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação. A partir de estudos de expressão corporal e vocal, exercícios de concentração, improvisação e leitura de textos, o aluno irá experimentar a criação de uma dramaturgia própria na ocupação do espaço real e virtual, na composição a partir de objetos, movimentos e imagens, ativando sua percepção do outro e do coletivo.
 
Objetivos dos Cursos Livres de Teatro do GCH:

Despertar potencialidades corporais, vocais e criativas, possibilitando ao participante a tomada de consciência em relação ao espaço que ocupa dentro de seu próprio corpo, dentro da sala de aula e da cena.

Instrumentalizar o ator, investigando as diversas formas de abordagem da cena, as diferentes linguagens, a fim de orientar o indivíduo criador para o trabalho coletivo, em grupo.

Estimular o aluno a reconhecer em si possibilidades de trabalhar como um indivíduo que propõe, questiona, atua, e não simplesmente observa ou recebe informações.

Por que fazer teatro neste momento?

Hoje mais do que nunca, é preciso reafirmar a importância do Teatro como forma de percepção, observação e elaboração do mundo que nos cerca.

O novo contexto que atravessamos trouxe consigo novos e inesperados desafios a todos nós, mas o Teatro, mais uma vez, se reinventa e resiste criando meios e possibilidades de seguirmos estimulando e transformando a vida das pessoas.

Através do teatro desenvolvemos habilidades como concentração, criatividade, empatia, tolerância, autoconhecimento, trabalho em equipe, disciplina, que estimulam nossa auto estima e nos proporcionam segurança e bem-estar físico e mental.

Para crianças e adolescentes, o Teatro auxilia ainda seu desenvolvimento como um todo, através do despertar de um universo lúdico, em que possam exercer sua criatividade dando origem a novas imagens, aprimorando suas formas de expressão, promovendo a socialização, despertando o gosto pela leitura, e melhorando a aprendizagem de conteúdos propostos pela escola.

A Arte nos torna mais reflexivos e, em contextos como este em que vivemos, de tensões social, ética, política e econômica, o Teatro tem o poder de expandir nossos horizontes nos proporcionando a contemplação necessária, seja de nós mesmos ou da sociedade como um todo, a fim de que nos tornemos seres mais confiantes e preparados para lidar com os novos desafios.
  
Empresa Parceira: Galpão Cine Horto

O Galpão Cine Horto, Centro Cultural do Grupo Galpão em Belo Horizonte, é um espaço comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em artes cênicas e desenvolve os mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, desde o primeiro contato do aluno com o teatro, promovendo ações de pesquisa, linguagem, formação e reciclagem. Em todos os projetos que realiza está sempre em evidência a possibilidade de unir e reunir pessoas em torno do teatro.

Desde quando foi fundado, em 1998, tem consolidado o perfil de espaço aberto à comunidade para o compartilhamento de práticas, de ideias e de conhecimentos.

Hoje, o Galpão Cine Horto é um dos principais centros de efervescência cultural de Minas Gerais e do País, valendo-se de suas ideias inovadoras e de seu comprometimento com a difusão cultural, o que permite garantir um espaço definitivo junto ao público de cada cidade a que leva seus projetos. Vale destacar o fato de que grande parte das atividades é oferecida gratuitamente, o que torna suas ações fundamentais na formação do público e da sociedade.

Professor e Coordenador Fábio Furtado

Ator, diretor, preparador corporal e arte-educador. Formado pelo Teatro Universitário da UFMG, foi fundador e integrante da Cia. Acômica de 1995 a 2009. Atuou nos espetáculos Curupira, Divinas Palavras, As Criadas, Anjos e Abacates, Lusco Fusco ou Tudo muito romântico, Arena de Tolos, Migrações de Tennessee e Estranha Civilização. Dirigiu os espetáculos: Circular 01, O sexo não floresce na monotonia, Hotel Açucenas, Dama da noite, Micelânia Qurioza, Identidades, Isso que chamamos talvez por engano de amor, Meus Sentimentos!, O cachorro de três pernas e Carvão.

Professor de Teatro e Coordenador Artístico da ONG Circo de Todo Mundo – 1998 a 2004, professor de Teatro do Programa Valores de Minas do Governo do Estado de Minas Gerais – 2005, Coordenador das áreas de teatro e dança do Programa Poupança-Jovem do Governo do Estado de Minas Gerais – 2007/2008, Coordenador do projeto “Teatro e Cidadania” – Parceira entre o Galpão Cine Horto e SEDESE, com egressos do sistema prisonal – 2008/2009, professor substituto do Curso de Teatro da Escola de Belas Artes/UFMG – 2º semestre 2008. Recebeu a Medalha/Certificado de Mérito Artístico 2017 pelo SATED/MG.


Informações do curso

Início das aulas: 21 de agosto de 2020
Carga horária: Aulas semanais de 2h, 100% ON LINE, através de videochamadas em plataformas digitais. Módulos com duração de 4 meses. Carga horária total de 32h.
Pré-requisito: Teatro 1 – a partir de 17 anos
Número de vagas: mínimo de 12 e máximo de 20 alunos
Dias e horários: 
Vivências Teatrais - Diálogos Possíveis: Sextas, 19h às 21h
Matrícula: original e cópia do CPF, Identidade e comprovante de endereço
Valor do Curso: 
À vista –R$ 880,00 ou 4 x R$ 275,00
Forma de pagamento: boleto bancário.
Informações: 31 98502-3445 | cursos-sesiminasbh@fiemg.com.br 

Últimas notícias

  1. Rede SESI de Educação e seu filho: preparados para o futuro

    Leia

  2. Alunos conectados com as Ciências da Natureza

    Leia

  3. Músicos prestam homenagem aos profissionais essenciais na luta contra a Covid-19

    Leia

  4. Jovens industriais preparados para o futuro

    Leia

  5. Educação Financeira: Como cuidar do seu dinheiro

    Leia

  6. Atletas do América Vôlei de Montes Claros fazem teste contra a Covid-19

    Leia

  7. Orquestra Sesiminas Musicoop realiza a primeira live concerto “o clássico é rock 98!”

    Leia

  8. FIEMG se une a empresas e mobiliza recursos para desenvolvimento de vacina contra a Covid-19

    Leia