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Você cuida da sua pressão arterial?

Dia 26 de abril é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Você se lembra da última vez em que aferiu a sua pressão arterial? E como ela estava? Fazer esse acompanhamento pode contribuir muito para a manutenção da sua saúde. A hipertensão afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doenças coronarianas e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

“A hipertensão arterial é muito comum, podendo levar a incapacidade física, afastamentos e até a aposentadoria por invalidez. Por isso é tão importante trabalharmos na prevenção e controle”, explicou Daniele Martins, nutricionista e analista da Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI.

Dicas como manter o peso adequado e, se necessário, mudar hábitos alimentares podem ajudar na prevenção desse mal silencioso. “Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos, praticar atividade física regular, abandonar o fumo, moderar o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes também são medidas efetivas”, destaca a nutricionista.

Conte com o SESI-MG

O SESI possui uma equipe multidisciplinar de educadores físicos, nutricionistas e psicólogos que desenvolvem, em conjunto, programas de prevenção e controle a hipertensão arterial para os trabalhadores das indústrias.

No Nutri SESI Restaurante, por exemplo, o preparo das refeições é pensado cuidadosamente com o objetivo de reduzir a quantidade de sódio nas preparações, mas sem perder o sabor. A nutricionista SESI de Juiz de Fora, Selma Saleme, conta que temperos como alho, cebola e ervas ganham destaque. “As ervas além de realçarem o sabor dos pratos atuam positivamente na saúde e nos permitem reduzir o uso do sal de cozinha”.

Sabor e benefícios para nossa saúde

O alecrim pode ser utilizado em pratos quentes como molhos, carnes e sopas, auxilia na digestão dos alimentos, tem ação diurética e antidepressiva. Já a cebolinha, pode ser utilizada em praticamente todos os pratos frios, quentes e para decoração, tem ação anti-inflamatória e antioxidantes. O manjericão combina muito bem com molhos, carnes e saladas, aumenta o apetite, melhora a circulação sanguínea e ajuda na digestão.

O orégano é perfeito para ser utilizado em molhos vermelhos, é um antiespasmódico, diurético, ajuda na digestão e na diminuição de gases. Já a salsa pode ser cozida ou crua, usada em diversos pratos e na decoração, auxilia na retenção urinária, na circulação sanguínea e previne doenças cardiovasculares.

Dicas práticas para melhorar a alimentação e combater a hipertensão

- Retire o saleiro da mesa; - Evite produtos industrializados com alto teor de sódio (componente do sal de cozinha) como molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgadinhos de pacote; - Alimentos pobres em sódio como feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, tomate, batata inglesa e laranja são recomendados para a alimentação diária de portadores de hipertensão arterial.

Agora que você já tem mais dicas sobre como prevenir a hipertensão, não se esqueça de acompanhar com frequência como está a sua pressão arterial. Qualquer alteração procure seu médico!

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