CONCURSO DE FOTOGRAFIA: PARA ALÉM DA FACHADA

Categorias: Comissão e Voto Popular

CONCURSO DE FOTOGRAFIA: PARA ALÉM DA FACHADA

Com muita alegria, o Centro Cultural Sesiminas divulga os vencedores do Concurso de Fotografia.

Foram escolhidas seis fotos através de voto popular e comissão técnica.

Agradecemos aos participantes que trouxeram novos olhares sobre a arquitetura e sobre as atividades que são desenvolvidas neste espaço de arte e cultura.

Agradecemos também ao público que se engajou na votação e escolheu suas fotos favoritas.

O Concurso teve inicio em 06 de agosto e finalizou dia 1º de dezembro, quando as análises e as votações se iniciaram.

A comissão técnica foi composta por Leo Drumond, da Nitro Imagens, Esther Mourão, supervisora da Galeria de Arte SESIMINAS e Andreia Bueno, gestora e coordenadora da Studio 3, que ministra os cursos de fotografia no Centro Cultural.

Conforme edital, os vencedores terão direito à premiação abaixo e deverão assinar o Termo de Cessão de Uso de Imagem, sem exclusividade, junto com a Declaração de Vencedores do Concurso no dia 21 de dezembro de 2018 no Centro Cultural Sesiminas. E-mail de contato: amariane@fiemg.com.br .

Será realizado um convite a uma seleção das fotos premiadas e não premiadas para integrar uma exposição do Concurso de Fotografia a ser realizado em 2019 no Centro Cultural Sesiminas.

A cláusula de premiações:

8.PREMIAÇÃO:

8.1 Os três primeiros colocados de cada uma das duas categorias (COMISSÃO e VOTO POPULAR) receberão os seguintes prêmios:

1º LUGAR: Bolsa integral para qualquer um dos cursos de fotografia oferecidos pelo Centro Cultural. O prazo para matrícula é de um ano a partir da assinatura do Termo de Cessão de Direto da Imagem.

2º LUGAR: 1 (um) ano de concessão de um par de cortesias para todos os eventos do Teatro Sesiminas e Teatro de Bolso, exceto eventos que não são realizados em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS. O prazo será considerado a partir da assinatura do Termo de Cessão de Direto da Imagem.

3º LUGAR: 6 (seis) meses de concessão de um par de cortesias para todos os eventos do Teatro Sesiminas e Teatro de Bolso, exceto eventos que não são realizados em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS. O prazo será considerado a partir da assinatura do Termo de Cessão de Direto da Imagem.

8.2 Caso o primeiro lugar escolhido pela comissão julgadora seja o mesmo da votação popular, este receberá apenas o prêmio da comissão julgadora e o prêmio da votação popular será dado automaticamente ao segundo colocado mais votado.

Parágrafo único: Caso o candidato seja escolhido tanto pela comissão julgadora quanto pela votação popular, este receberá apenas o prêmio de acordo com a avaliação da comissão julgadora.

RESULTADO: 

1º LUGAR COMISSÃO TÉCNICA

@aline_r_b

1.JPG

 

2º LUGAR COMISSÃO TÉCNICA

@guilhermemario

2.JPG

 

3º LUGAR COMISSÃO TÉCNICA

@jaderrezende

3.JPG

 

1º LUGAR VOTO POPULAR

@jezi_cr

612 curtidas (Resultado apurado em 09/12/18, às 23h59)

https://www.instagram.com/p/BrA3jxHg2uw/

WhatsApp-Image-2018-12-10-at-11-42-20-1-.jpeg

  

2º LUGAR VOTO POPULAR

@natalialeaob

549 curtidas (Resultado apurado em 09/12/18, às 23h59)

https://www.instagram.com/p/BrA3XhHAQdB/

Sem-t-tulo-1.jpg

  

3º LUGAR VOTO POPULAR

@hudsonbonatto

251 curtidas (Resultado apurado em 09/12/18, às 23h59)

https://www.instagram.com/p/BrC1iZNgo_E/

Sem-t-tulo-1op.jpg

 

_______________________________________________________________________

 

O SESI/MG tem uma novidade para os amantes da fotografia. O Centro Cultural SESIMINAS (CCS) promove o concurso “Para Além da Fachada”. A participação no projeto é gratuita e será feita por meio da hashtag #paraalemdafachada no Instagram, de 06 de agosto a 02 de dezembro. Não é necessária a inscrição prévia.

Para participar do concurso, a fotografia terá que ter sido tirada dentro do prédio ou nas portarias no Centro Cultural SESIMINAS. O acesso às dependências do CCS é feito através de cadastro na portaria com a apresentação de documento com foto. O concurso é aberto a pessoas físicas, fotógrafos profissionais e amadores, de todas as idades, brasileiros ou estrangeiros.

As fotografias estarão disponíveis no Instagram do Centro Cultural SESIMINAS BH @centroculturalsesiminasbh, dentre os dias 3 a 17 de dezembro para apreciação do público. As três fotografias mais curtidas nas duas categorias - Comissão Julgadora e Voto Popular - serão premiadas.

  

Os três vencedores de cada categoria receberão como prêmio:

1º Uma bolsa integral para qualquer curso de fotografia oferecido pelo Centro Cultural SESIMINAS;

2º Um ano de concessão de um par de cortesias para todos os eventos do Teatro SESIMINAS e Teatro de Bolso, exceto eventos que não são realizados em parceria com o CCS;

3º Seis meses de cortesias para todos os eventos do Teatro SESIMINAS e Teatro de Bolso, exceto eventos que não são realizados em parceria com o CCS.

  

Confira abaixo o edital completo.

  

EDITAL DE PRORROGAÇÃO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA: PARA ALÉM DA FACHADA

Categorias: Comissão e Voto Popular

Retificação em 10 de outubro de 2018

  

1. APRESENTAÇÃO

1.1 O SESI/DRMG (Serviço Social da Indústria de Minas Gerais), através do Centro Cultural Sesiminas, promoverá o concurso de fotografia “Para Além da Fachada” que será regido pelo presente Edital e pelos regulamentos específicos de cada categoria.

  

2. OBJETIVO

2.1 O “Concurso de Fotografia: Para Além da Fachada” tem como objetivo: divulgar, fomentar e incentivar a produção fotográfica. O concurso será feito exclusivamente através da plataforma INSTAGRAM pela utilização da hashtag #paraalemdafachada.

2.2 Para participar do concurso, a fotografia terá que ter sido tirado dentro do prédio ou nas portarias no Centro Cultural Sesiminas.

  

3. DO TEMA

3.1 O “Concurso de Fotografia: Para Além da Fachada” procura valorizar a produção artística e cultural fomentada no Centro Cultural Sesiminas, difundir a rotina envolvida na produção cultural, o cotidiano dos artistas, alunos, professores, setores administrativos e operacionais, bem como seus espaços, como o Teatro Sesiminas, Teatro de Bolso, Biblioteca, Galeria de Artes, Café, Restaurante, salas de aula, dentre outros.

  

4. CONDIÇÕES DE ACESSO AO CENTRO CULTURAL

4.1 O acesso às dependências do Centro Cultural Sesiminas é feito através de cadastro na portaria com a apresentação de documento com foto.

4.2 O horário de funcionamento 9h às 21h de segunda a sexta-feira de 9h às 22h aos sábados.

4.3 As áreas que estarão disponibilizadas para serem fotografadas serão informadas diariamente na portaria na Rua Alvares Maciel, 59 – Santa Efigênia | 3241-7176.

  

5. PARTICIPANTES

5.1 O concurso é aberto a pessoas físicas, fotógrafos profissionais e amadores, de todas as idades, brasileiros ou estrangeiros. Nos casos de menores de 18 anos vencerem o concurso, será necessária a autorização expressa dos responsáveis. Não poderão participar do concurso funcionários do Centro Cultural Sesiminas e da Studio3 Escola de Fotografia, bem como membros da comissão julgadora e seus parentes.

  

6. INSCRIÇÃO

6.1 A participação no “Concurso de Fotografia: Para Além da Fachada” é gratuita e será efetivada através da hashtag #paraalemdafachada no INSTAGRAM, de 06 de agosto a 02 de dezembro, até as 23h59. Não é necessária a inscrição prévia.

6.2 Ao usar a hashtag #paraalemdafachada, o concorrente aceita automaticamente os termos descritos neste edital e no regulamento.

Parágrafo único: a comunicação entre Centro Cultural Sesiminas e participante do concurso será pelo canal DIRECT do instagram. O perfil do candidato deve estar aberto para a comissão ter acesso às fotos.

  

7. PROCESSO DE SELEÇÃO

7.1 COMISSÃO

7.1.1 A comissão julgadora será composta por três membros, sendo um representante do Centro Cultural Sesiminas, um da Studio3 Escola de Fotografia e um convidado, todos de reconhecimento no meio fotográfico, podendo haver alterações que serão comunicadas junto com o resultado do concurso. A comissão julgadora é soberana nas suas decisões e reconhecida sua independência na escolha dos resultados, sem interferência da instituição promotora, patrocinadores ou apoiadores.

7.2 VOTO POPULAR

7.2.1 As fotografias estarão disponíveis no instagram do Centro Cultural Sesiminas BH @centroculturalsesiminasbh. As três fotografias mais curtidas serão premiadas.

  

8. PREMIAÇÃO

8.1 Os três primeiros colocados de cada uma das duas categorias (COMISSÃO e VOTO POPULAR) receberão os seguintes prêmios: 

1º LUGAR: Bolsa integral para qualquer um dos cursos de fotografia oferecidos pelo Centro Cultural. O prazo para matrícula é de um ano a partir da assinatura do Termo de Cessão de Direto da Imagem.

2º LUGAR: 1 (um) ano de concessão de um par de cortesias para todos os eventos do Teatro Sesiminas e Teatro de Bolso, exceto eventos que não são realizados em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS. O prazo será considerado a partir da assinatura do Termo de Cessão de Direto da Imagem.

3º LUGAR: 6 (seis) meses de concessão de um par de cortesias para todos os eventos do Teatro Sesiminas e Teatro de Bolso, exceto eventos que não são realizados em parceria com o Centro Cultural SESIMINAS. O prazo será considerado a partir da assinatura do Termo de Cessão de Direto da Imagem.

8.2 Caso o primeiro lugar escolhido pela comissão julgadora seja o mesmo da votação popular, este receberá apenas o prêmio da comissão julgadora e o prêmio da votação popular será dado automaticamente ao segundo colocado mais votado.

Parágrafo único: Caso o candidato seja escolhido tanto pela comissão julgadora quanto pela votação popular, este receberá apenas o prêmio de acordo com a avaliação da comissão julgadora.

 

9. DIVULGAÇÃO E LICENCIAMENTO

9.1 O direito autoral e patrimonial das fotografias inscritas e premiadas continuarão a pertencer a seus autores.

9.2 O Centro Cultural Sesiminas e a Studio3 Escola de Fotografia, como únicas realizadoras, reservam-se o direito de utilizar somente as fotografias premiadas, sem exclusividade e a título gratuito, em meios de comunicação como revistas, cartazes, internet e folhetos impressos, visando única e exclusivamente à divulgação e a promoção.

9.3 Ao entrar na competição, o fotógrafo: a) confirma que a fotografia é de sua autoria e que a obra é original; b) que é o único proprietário dos direitos de autor, não havendo exigência de direitos de terceiros; e c) encaminha, quando necessário, a anuência de pessoas retratadas nas imagens inscritas.

9.4 Será de responsabilidade do participante solicitar autorização pessoal ou oficial para publicação das imagens participantes, caso nestas apareçam pessoas ou objetos, estando estas sujeitas a direitos de terceiros, conforme Legislação vigente.

9.5 O Centro Cultural Sesiminas e a Studio3 Escola de Fotografia se isentam de responsabilidade por danos morais ou materiais decorrentes o uso da imagem para divulgação da competição ou para exposição, sendo o autor o único responsável.

9.6 Ao longo de um ano, serão realizadas exposições no Centro Cultural Sesiminas com as seis fotos premiadas e mais vinte participantes do concurso, a serem convidadas.

  

10. CRONOGRAMA DO CONCURSO

06 de agosto – Publicação do concurso.

24 de novembro de 9h às 13h – Tour Aberto pelo Centro Cultural com alunos e interessados.

02 de dezembro – Encerramento das inscrições online

03 a 07 de dezembro  – Seleção de finalistas feita pela comissão julgadora e voto popular pelo instagram.

Errata - Data alterada: 05 a 09 de dezembro  – Seleção de finalistas feita pela comissão julgadora e voto popular pelo instagram.

08 de dezembro  – Divulgação dos vencedores e PhotoTalks ( rodada de palestras de fotografia) no Centro Cultural Sesiminas.

Errata - No dia 10/12/18 será publicada no site www.centroculturalsesiminasbh.com.br a lista de vencedores.

10 de dezembro – Publicação no site  www.centroculturalsesiminasbh.com.br

   

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais, patrimoniais, conexos de texto, imagem e som, pertinentes à sua respectiva obra.

11.2 Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil.

11.3 O não cumprimento de quaisquer das regras deste edital poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação das obras inscritas, e, consequentemente, do respectivo participante.

11.4 O ato de inscrição no concurso e a apresentação das obras implicam na plena aceitação e concordância, pelo participante, de todas as disposições deste edital e dos regulamentos específicos.

11.5 A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste edital e regulamentos, não cabendo recurso.

11.6 Os participantes autorizam o uso de seus dados pessoais, como nome, idade, profissão etc., assim como, de sua imagem pelo Centro Cultural Sesiminas, com a finalidade de divulgar e promover o concurso.

11.7 O autor, ao inscrever sua obra para participar deste concurso, assume particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e ou criminal, relacionada com pessoas, animais e objetos retratados em sua obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da obra inscrita, excluindo de tais responsabilidades o SISTEMA FIEMG e a comissão julgadora.

11.8 No caso de coletivos artísticos, o Centro Cultural Sesiminas entrará em contato pelo DIRECT Do Instagram, caso tenha sua obra premiada, para solicitar que o crédito seja dado ao coletivo.

11.9 O Centro Cultural Sesiminas não publicará necessariamente todas as fotos recebidas.

11.10 Este concurso tem cunho exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vendedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30.

11.11 Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.

11.12 Em caso de reprodução de obras que não sejam de domínio público; OBRIGATORIAMENTE, deve-se obter, antecipadamente, autorização do autor da obra e seus sucessores.

11.13 Os casos omissos deste regulamento serão decididos por uma comissão composta por pessoas indicadas pelo Centro Cultural SESIMINAS, promotor do evento.

11.14 A divulgação do resultado do concurso, com a lista dos participantes e obras vencedoras, será feita pelo evento da Semana de Fotografia no dia 10 de dezembro no site do Centro Cultural Sesiminas. www.centroculturalsesiminasbh.com.br

11.15 Quaisquer dúvidas sobre o edital e os regulamentos específicos devem ser encaminhadas ao e-mail: sesiminasbh@fiemg.com.br

 

12. SERÃO DESCLASSIFICADOS

12.1 Todos os participantes e fotografias que deixarem de cumprir os termos deste regulamento na íntegra.

12.2Não serão aceitas fotografias com conteúdo pornográfico, práticas ilícitas ou criminosas.

12.3 Qualquer lide será julgada no fórum da Comarca da Capital do Estado de Minas Gerais.


Comentários

Ao comentar você concorda com os nossos Termos e condições de uso.

Termos e Condições de Uso


O site do Centro de Cultura Teatro SESIMINAS é um canal aberto ao público que possibilita e compartilhamentos, desde que estes estejam de acordo com a presente política de uso e que as mensagens não contenham conteúdo que se enquadrem nos seguintes casos:

Contenham qualquer material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso, que incite violência ou que ofenda raça, origem nacional, etnia, religião, sexo e orientação sexual;

Contenham ameaças, perjúrio, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole a legislação brasileira;

Contenham textos, fotos, imagens, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro, obsceno e vulgar ou qualquer outro conteúdo que seja ofensivo ou prejudicial a usuários menores de idade;

Ofendam ou difamem o SESI-MG, seus funcionários e usuários. Somente neste caso o comentário será excluído imediatamente.