Eventos

Festival de Inverno homenageia Cavalhadas de Amarantina

Abertura do evento será realizada no Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto

A 52ª edição do Festival de Inverno será realizada nos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade entre os dias 6 e 21 de julho de 2019. Neste ano, o Festival fará uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina, registradas em 2011 como patrimônio cultural de Ouro Preto. O objetivo do evento, que terá sua abertura realizada no Centro Cultural SESIMINAS Ouro Preto, é provocar diálogos com os sertões das Gerais e evidenciar o modo de vida sertanejo.

Na oportunidade, também será comemorado o aniversário de 50 anos da Universidade Federal de Ouro Preto, que desde 2004 é a responsável pela realização do Festival. A temática vai orientar a programação do evento, que contará com apresentações musicais e cênicas, mostras, intervenções, exposições, debates e palestras selecionados pelas curadorias específicas. A programação será realizada em espaços públicos, centros culturais, espaços não convencionais, bairros e distritos da região de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, em Minas Gerais.

Para além dos espetáculos, exposições e cursos de formação, neste ano o Festival busca ampliar a interação com as comunidades locais, propondo ações de extensão universitária em bairros das três cidades. A programação contemplará apresentações e oficinas culturais, projetos nas áreas de saúde, administração financeira, empreendedorismo, práticas integrativas, culinária, esportes, entre outras. A programação completa, com os roteiros das oficinas, espetáculos e exposições, segundo os organizadores, será divulgada na próxima semana.