Eventos

Projeto Presença, de criança para criança

Com bonecos de pano para doação, SESI CILF mobiliza as crianças em ação social

Milhares de crianças vão poder ganhar lindos bonecos de pano na segunda edição do Projeto Presença, que acontece no sábado, dia 15/9, na Praça da Glória – Eldorado/Contagem (Próximo ao Big Shopping), de 9h às 12h.

O Projeto Presença é uma ação que consiste na criação e distribuição de bonecos de panos nos espaços públicos da cidade. Tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de nossas crianças viverem a vida com liberdade, respeito e segurança. É uma ação totalmente voluntária e para que aconteça efetivamente conta com a contribuição das próprias crianças, suas famílias, dos educadores, da escola e outras instituições. É um projeto realizado anualmente em diversos lugares do mundo e aqui no Brasil, algumas cidades fizeram adesão desde o ano de 2012.

O Centro de Educação Infantil SESI Leonor Franco, localizado em Contagem, articulou a realização do projeto em 2017 e com a participação dos alunos e suas famílias e de muitos voluntários, distribuiu mais de 1.500 bonecas. A expectativa este ano é conseguir muito mais.

A ideia é simples. As crianças desenham e os adultos confeccionam bonecos de pano inspirados nas obras de arte dos pequenos. Depois, um grande evento, em um espaço público, é realizado para que os bonecos sejam distribuídos em um clima de partilha, respeito e solidariedade.

"O conceito do evento é ressaltar a criança e sua condição no direito de brincar, de ser respeitada e viver a vida com tranquilidade em sua cidade", afirma Regiane Aparecida Lacerda, gerente do Centro de Educação Infantil SESI Leonor Franco. Ela salienta que realizar um projeto como esse, que conta com a contribuição de tantos parceiros, possibilitou criar uma rede de relacionamentos capaz de deixar viva uma questão muito importante para a sociedade. "Fortalecemos uma rede com foco no futuro com ações no presente, que é o cuidado com a infância".