Notícias

Orquestra de Câmara SESIMINAS apresenta: “Música Brasileira para Cordas”

Um dos mais longevos e versáteis grupos de câmara do país dá sequência à programação comemorativa de seus 35 anos com apresentação de repertório totalmente brasileiro

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

A Orquestra de Câmara SESIMINAS dá continuidade às celebrações de seus 35 anos de história com o concerto “Música Brasileira para Cordas”. O evento, que irá reunir obras de Cláudio Santoro, Villa-Lobos, Edino Krieger e Ernst Mahle, será realizado no dia 18 de novembro, às 20h30, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte. Os Ingressos para o concerto custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos NESTE LINK

“Esse é um concerto para o público viajar pelas paisagens brasileiras e se emocionar com a riqueza da nossa música”, comenta o maestro e diretor artístico Felipe Magalhães. A abertura do concerto será com a obra Ponteio, do compositor amazonense Cláudio Santoro (1919-1989). Composta em 1955, a peça nos remete ao ponteado de viola, com um acompanhamento rítmico feito pelos instrumentos mais graves da orquestra, servindo de base para melodias de caráter improvisado nos violinos.

Em seguida será executada a Suíte para Orquestra de Cordas, do catarinense Edino Krieger, nascido em 1928 (hoje já com seus 93 anos). Uma obra em quatro movimentos, que demonstra muita técnica composicional, sobretudo em sua Abertura e no seu último movimento, uma fuga extremamente bem construída e que traz um tema melancólico, bem à brasileira.

O público poderá também se deleitar com uma das peças mais célebres do repertório brasileiro para cordas. O Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, é música de beleza profunda, composta inicialmente para piano solo, mas que foi orquestrada mais tarde pelo próprio compositor. Sua versão para cordas acabou se tornando mais conhecida que a original.

E fechando a noite, a Orquestra SESIMINAS apresenta a Suíte Nordestina, do maestro e compositor alemão de 92 anos, naturalizado brasileiro, Ernst Mahle. A peça, que já foi registrada pela Orquestra em disco, possui três movimentos que nos remetem à paisagem do nordeste brasileiro, demonstrando como Mahle, que é também um importante pedagogo musical, consegue aliar sus técnica de composição irrepreensível a muita inspiração e criatividade, se valendo inclusive de temas retirados do nosso folclore musical. 

PROGRAMA

Título: Música Brasileira para Cordas
Cláudio Santoro (1919 – 1989)
Ponteio  /  6’ 

Edino Krieger (1928)
Suite para orquestra de cordas   /  14’
      I.    Abertura

     II.   Ronda Breve

     III.  Homenagem a Bartok

     IV.  Marcha Rancho (fuga)

 

  1. (1887 – 1959)

Bachianas Brasileiras Nº 4 (Prelúdio) /   5’

 Ernst Mahle (1929 -)
Suite Nordestina   /  15’

      I.   Allegro Moderato

     II.   Andantino

     III.  Vivo

 

SERVIÇO Orquestra SESIMINAS apresenta “Música Brasileira para Cordas”

Data: 18 de novembro
Horário: 20h30
Local:  Teatro SESIMINAS - Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte
Ingressos à venda pelo Sympla, NESTE LINK, ou na bilheteria do Teatro SESIMINAS

 

Últimas notícias

  1. Evento marca reabertura do Clube Campestre do SESI em Juiz de Fora

    Leia

  2. ‘O Espírito do Natal’ encerra comemoração de 35 anos da Orquestra SESIMINAS

    Leia

  3. Movimentos que libertam a alma

    Leia

  4. SESI é o vencedor do Prêmio Fornecedores de Destaque

    Leia

  5. Escolas de Cultura SESI realizam mostra de encerramento 2021

    Leia

  6. SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

    Leia

  7. O valor do ESG para o futuro sustentável

    Leia

  8. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia