Notícias

Orquestra de Câmara SESIMINAS homenageia ‘Centenário de Piazzolla’ em concerto presencial

No próximo dia 27, recital poderá ser assistido de perto por 324 pessoas, 50% da lotação do Teatro SESIMINAS, e on-line

Sebastião Jacinto Júnior

“Centenário de Piazzolla” – em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla – é o tema do próximo concerto da Orquestra de Câmara SESIMINAS, neste dia 27/10, em sua segunda apresentação com presença de público desde o começo da pandemia de Covid-19. Parte do projeto SESI Cultura, o recital abrirá o Teatro SESIMINAS para um público 324 pessoas, 50% da lotação.

Felipe Magalhães, regente da Orquestra, aponta que a intenção, com o concerto, é tentar passar o sentimento de Piazzolla, que completaria 100 anos neste 2021. Na avaliação do maestro, a importância de Piazzolla está, especialmente, na fusão que seu trabalho faz de uma vertente musical tradicional, que é o tango - similar ao samba para o Brasil -, com uma tendência mais popular da música argentina.

O programa da apresentação da Orquestra de Câmara SESIMINAS incluirá as “Cuatro Estaciones Porteñas”, de Piazzolla, que, segundo Magalhães, é uma obra muito bonita, com quatro movimentos, que vão da primavera, ao verão, outono e inverno. Do mesmo compositor, será apresentada “La Muerte del Angel”.

Dois outros compositores que, detalha o regente, dialogam com Piazzolla, poderão ser apreciados no espetáculo. Um deles será o brasileiro Heitor Villa-Lobos, com a interpretação de sua peça “Mandú-Çarará”, poema sinfônico arranjado pelo músico mineiro Vagner Tiso. Do também argentino Alberto Ginacera, professor de Piazzolla e considerado um dos maiores compositores eruditos da argentina, será apresentada “La Danza de la Moza Donosa”.

Samba e tango

A inclusão de Villa-Lobos, explica o maestro, deve-se ao fato de ele ter feito no Brasil algo semelhante ao que Piazzolla fez na Argentina. Por aqui, Villa-Lobos misturou a popularidade do samba à sua formação e conhecimento eruditos. O concerto da Orquestra SESIMINAS terá como convidado o pianista mineiro Robério Molinari.

“É um prazer voltar a apresentar para o público. A gente gostaria muito de contar com a presença das pessoas. Tenho certeza de que vão gostar. É um programa muito bonito e vai ser um concerto incrível para quem estiver presente. Afinal, a experiência sonora e visual de apreciar a apresentação de uma orquestra presencialmente é muito especial”, pondera Magalhães, ao lembrar que o mesmo concerto já foi apresentado de maneira virtual e está disponível no canal do YouTube da Orquestra SESIMINAS.

Clique aqui para compra de ingressos.

 

Últimas notícias

  1. Evento marca reabertura do Clube Campestre do SESI em Juiz de Fora

    Leia

  2. ‘O Espírito do Natal’ encerra comemoração de 35 anos da Orquestra SESIMINAS

    Leia

  3. Movimentos que libertam a alma

    Leia

  4. SESI é o vencedor do Prêmio Fornecedores de Destaque

    Leia

  5. Escolas de Cultura SESI realizam mostra de encerramento 2021

    Leia

  6. SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

    Leia

  7. O valor do ESG para o futuro sustentável

    Leia

  8. Minascon: estrutura de palitos aguenta 50kg e vence concurso 'A Ponte'

    Leia