Notícias

SESI Museu de Artes e Ofícios Recebe Abertura da Jornada Mineira de Educação em Museus

Ação integra programação da 12ª Primavera dos Museus

Mais que espaços de visitação e observação, os museus têm um grande potencial interativo, educativo e social. Para celebrar e ampliar cada vez mais essas características, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) trouxe a educação como temática central da 12ª Primavera dos Museus - “Celebrar a Educação em Museus”. Em Belo Horizonte, 12 instituições culturais se uniram para criar a Jornada Mineira de Educação em Museus, que vai oferecer encontros, debates, formação e trocas de experiências, nos dias 19, 20 e 21/09.

Com programação gratuita, a Jornada tem como público-alvo professores, estudantes, profissionais que atuam em museus e espaços culturais, além de público interessado em educação e cultura.

O Museu de Artes e Ofícios foi o espaço escolhido para receber a abertura da Jornada. A programação tem início dia 19/09 (quarta-feira), às 19h com uma mesa composta por convidados do poder público nas áreas da educação, cultura e museus para apresentação do caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), conteúdo lançado em junho deste ano pelo IBRAM. Na oportunidade, o público poderá assistir à performance artística “(Re)partir” dos bailarinos Celson Rafael e Renato Augusto, do SESI. Ela será apresentada também no sábado, às 14h.

A performance remete ao partir, separar, mas também evoca o reencontrar. A proposta coreográfica traz a estação de trem como inspiração, por meio de sua conexão com as pessoas e suas memórias. O ir e vir que carrega múltiplas histórias, repletas de folhas secas de outono e flores primaveris, em um ciclo interminável. 

As outras atividades da Jornada Mineira de Educação em Museus acontecerão no Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Biblioteca Pública Estadual e Memorial Minas Gerais Vale. 

A programação completa de cada espaço pode ser conferida no site: http://www.museus.gov.br/

Data: 19 a 21/09
Local: Museu de Arte e Ofícios - Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte
Informações: http://www.mao.org.br/ 

Últimas notícias

  1. IEL promove capacitação para conselheiros

    Leia

  2. Inscrições para o SESI Música são prorrogadas

    Leia

  3. Abertas as inscrições para o programa de estágio da Aperam BioEnergia

    Leia

  4. Espetáculo “A Sós”: uma história de solidão em Itaúna

    Leia

  5. Investimento na saúde mental é estratégico para a indústria

    Leia

  6. Escolas do SESI se destacam no Torneio de Robótica FLL

    Leia

  7. 2ª Mostra Movimenta SESIMINAS está com inscrições abertas

    Leia

  8. O desafio é: a conquista do espaço

    Leia