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Projeto Microsoft

As Escolas da Rede SESI de Ensino estão sempre buscando inovação e novas metodologias que podem impactar positivamente a vida dos alunos. Assim, investimos na Cultura Maker, criando atividades em que o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado, tendo a oportunidade de experimentar a eletrônica, a mecânica, a robótica, entre outras práticas, em espaços apropriados.

Mas a nossa vontade é ir sempre além! 

Então, estamos cada vez mais focados na metodologia STEAM, que integra artes com várias disciplinas de ciências exatas. Junto a isso, começamos uma parceria que trará muito aprendizado e inovação à alunos e professores. Agora, somos parceiros da Microsoft.



Projeto Microsoft Office 365 e Minecraft for Education

É um projeto do Departamento Nacional do SESI, em parceria com a Microsoft, com o objetivo de inserir novas tecnologias educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o mundo do trabalho. Desta forma, os estudantes desenvolvem a capacidade de inovação, o trabalho em equipe, a autonomia, a liderança e o empreendedorismo.

O projeto conta com a adesão dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA da Rede SESI MG.

Serão disponibilizados para todos os alunos e professores da Rede, o Office 365 for Education, versão nuvem (Word, Power Point, Excel, Forms), Microsoft Team e OneNote. Para os alunos do Ensino Fundamental, também será disponibilizado o Minecraft for Education, que utiliza os elementos gráficos do jogo de mesmo nome que é muito popular entre os jovens desta faixa etária.

O acesso a Plataforma Microsoft será por meio de um domínio de e-mail próprio, educacional, padronizado para todos os alunos e professores. Todos terão a oportunidade de participarem de programas de certificação, como Imagine Standard; Letramento Digital (Digital Literacy) e Microsoft Virtual Academy.

Além disso, a partir de agosto de 2019, todos os 829 professores da rede participarão de um programa de capacitação, engajamento e formação continuada, com o objetivo de preparar as escolas para a utilização das tecnologias Microsoft e proporcionar aos nossos alunos mais invação em sala de aula.

 

Alguns objetivos do projeto:

  • Inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem;
  • Oportunidade de compreender e se familiarizar com tecnologias que já estão presentes na vida dos alunos e que estarão ainda mais no mercado profissional;
  • Utilização das ferramentas e recursos Microsoft para promover a inovação em sala de aula;
  • Adoção de práticas pedagógicas que favoreçam a educação disruptiva;
  • Desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas às necessidades do mercado de trabalho;
  • Propiciar um aprendizado colaborativo, mediado por tecnologia;
  • Estímulo ao protagonismo, à autonomia e à criatividade de docentes e alunos;
  • Proporcionar domínio dos recursos tecnológicos utilizados em computadores e tablets.



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