Teatro

Teatro Adulto com Montagem

Teatro Adulto com Montagem

Cidade

Belo Horizonte

Carga Horária

3h semanais

Valor do Curso

R$ 230,00


Informações do curso

inscrevase.png

O Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), foi o primeiro curso livre de teatro de Belo Horizonte e oferece turmas de teatro para os públicos infantil, adulto e sênior. O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes o “fazer teatral”, por meio de atividades práticas que reproduzem o desejado ambiente do palco, em sala de aula e ensaios. Nossa metodologia faz das experiências e técnicas para palco, um caminho para realização de objetivos pessoais diversos.

Ao final de cada semestre acontece o Festival de Teatro Popular Permanente que estará, até o final do ano, em sua 51ª edição. Trata-se de uma atividade de formação na qual o aluno tem a oportunidade de superar-se e validar os objetivos alcançados por meio do curso. Há uma apresentação para o grande público com figurinos, adereços, materiais de cena, cenários, iluminação, registro fotográfico, programa, divulgação e produção em moldes profissionais, além do material didático, sem nenhum custo adicional. Em outras palavras, o curso oferece aos alunos uma vivência profissional do fazer teatral.

Formato: Presencial 

O curso: 

O curso de teatro com montagem funciona com módulos semestrais independentes, ou seja: ao final de cada semestre o aluno participa de uma montagem. A continuidade no curso e a evolução nos módulos garantirá ao aluno uma ampliação de seus conhecimentos acerca do teatro enquanto arte.

O conteúdo de cada módulo se diferencia por diferentes enfoques dramatúrgicos: textos clássicos, comédias, tragédias, musicais, etc.

As turmas contam com participantes de módulos diversos, o que garante a pluralidade e amplitude do ensino, e possibilita aos alunos a convivência e o aprendizado coletivo e multilateral. No entanto, o acompanhamento didático pedagógico é individualizado, humanizado e respeita as particularidades dos alunos, o que garante a correta adequação do grau de exigência em sala de aula a cada integrante do grupo.

No desenrolar do processo de aulas e ensaios, os alunos complementarão seus aprendizados com exercícios de aquecimento vocal, ritmo, concentração, sensibilização, desinibição, percepção e uso espacial, composição de personagem, intenção de falas, memorização, trabalho em equipe, dentre outros.

 

Acompanhe o conteúdo previsto:

- Noções de corpo, postura, posicionamento e espaço

- Preparação vocal e projeção vocal

- Técnicas de memorização

- Interpretação e análise dramatúrgica

- Trabalho de equipe

- Termos técnicos de palco

- Noções de ritmo

- Intenção de fala

- Técnicas de improviso

- Desenvolvimento da capacidade criativa

- Introdução à pesquisa de época linguagem, moda e corpo

 

Carga horária: duração de 3 horas, com encontros semanais, durante 4 meses, totalizando uma carga horária mínima de 54 horas

Professora: Jordana Luchini

Coordenação: Roberta Luchini 

Pré-requisito: idade mínima de 14 anos

Próximas turmas em 2022.

Alunos por turma: máximo de 25

Dias e horários: sábado, 09h30 às 12h30 ou 13h30 às 16h30

Matrícula: original e cópia do CPF, Identidade e comprovante de endereço

Forma de pagamento: via boleto bancário, cartão de débito e crédito

Material didático: incluso nas mensalidades

Produção do espetáculo: figurinos, adereços, materiais de cena, cenários, direção, material de divulgação, registro fotográfico, programa, inclusos nas mensalidades

 

Contato
☎ (31) 3241-7177| (31) 3241-7175 
WhatsApp_icon-icons-com_66798.png (31) 98791-5676 | (31) 98634-4182 


✉ sesiculturamg@fiemg.com.br

Endereço: Rua Álvares Maciel, 59 - Santa Efigênia - Belo Horizonte

inscrevase.png
 

Centro de Pesquisas Teatrais (CPT)

O Centro de Pesquisas Teatrais é um grupo de teatro fundado em 21 de setembro de 1974 pelo mestre e doutor em literatura, Ronaldo Boschi (1947-2013). Foi o primeiro curso livre de teatro na cidade de Belo Horizonte. Em seus mais de 40 anos de funcionamento ininterruptos, o CPT tem formado centenas de atores que hoje atuam no teatro pelo Brasil afora além de ter montado mais de 350 peças teatrais.

A equipe do Centro de Pesquisas Teatrais é formada por Mestre, pós-graduados, licenciados em teatro, atores, diretores, pedagogos e psicólogos. Buscando sempre a qualidade de suas atividades, a equipe CPT passa semestralmente por um treinamento e seus instrutores são acompanhados pela coordenação regularmente.

O curso de teatro do Centro de Pesquisas Teatrais já funciona junto ao Centro Cultural SESIMINAS há mais de 24 anos com enorme sucesso de público e de crítica. Temos turmas para os públicos infantil, adulto e terceira idade.

 

CURRÍCULOS RESUMIDOS

Jordana Luchini- Turma adulta sábado 09h30minh

Atriz, Bailarina, Psicóloga, Diretora, Dramaturga, Instrutora  e Coordenadora de equipe. Pós-graduada em psicologia jurídica. Iniciou sua carreira ainda criança. Tornou-se instrutora do CPT aos 18 anos e dirigiu mais de 10 espetáculos pelo grupo, tem mais de 35 espetáculos em seu currículo.

Em 2017 reassumiu 2 turmas do CPT. Prepara treinamentos especializados para o CPT Corporate. No Rio de Janeiro atua no espetáculo “O Rei do Lixo” com o qual foi indicada como melhor atriz coadjuvante para o prêmio Rio In Cena/2014. 

Argileu Rodrigues - Turma adulta 3ª feira/Turma infantil sábado 9h

Ator, Bailarino, Diretor e Instrutor do CPT. Pós-graduado em gestão estratégica de pessoas com extensão em jogos teatrais.

Somou em sua carreira como ator, mais de 20 espetáculos. Como professor de teatro, dirigiu 15 espetáculos; todos produzidos pelo CPT e SESIMINAS, onde foi indicado ao prêmio de melhor ator, duas vezes consecutivas.

É colaborador na gestão de equipe  do CPT. 

Roberta Luchini- Coordenação

Atriz, Diretora, Dramaturga, Pedagoga, Publicitária e Professora de teatro. Mestre em Applied Drama pela Universidade de Londres. Iniciou carreira no teatro aos 4 anos. Para o CPT já dirigiu mais de 35 espetáculos e possui mais de 30 atuações no currículo.

Foi professora universitária na graduação e pós-graduação da PUC-Minas. Mora atualmente na Inglaterra, de onde coordena a equipe do CPT, cria projetos especiais para o CPT Corporate e gere as redes sociais.