Aluno do Centro Cultural SESIMINAS vence maior prêmio de balé do mundo

Arthur Wille é campeão na disputa com outros 103 bailarinos de vários países, nos Estados Unidos

Aluno do Centro Cultural SESIMINAS vence maior prêmio de balé do mundo

O bailarino Arthur Wille, aluno do ATM – Centro Cultural de Danças, sediado no Centro Cultural SESIMINAS, em Belo Horizonte, conquistou nesta semana o primeiro lugar no Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição de balé e mais importante programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo – aberto a alunos de dança de todas as nacionalidades, com 9 a 20 anos de idade –, disputado em Tampa, na Flórida, Estados Unidos.

O belo-horizontino venceu na categoria sênior masculina, concorrendo com outros 103 bailarinos homens do mundo inteiro selecionados para a final. Com isso, foi o único brasileiro convidado a Dançar na Gala, junto com grandes nomes internacionais, apresentando seu solo livre. Em 2021, Arthur Wille há havia conquistado o prêmio principal do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, apontada como a mais relevante competição da categoria no país.

Dedicação

“Estamos muito felizes! O Arthur tem uma trajetória muito especial. É um menino humilde, disciplinado, de poucas palavras, mas de muita atitude em cena. Isso faz o bailarino ter um progresso maior. É aquele que escuta muito e faz muito. Ele começou novo e veio, a cada ano, se dedicando mais e mais. Construindo sua trajetória”, elogia Renata Mara de Araújo, diretora, professora, ensaiadora e coreógrafa do ATM Centro Cultural de Danças.

“Queremos agradecer à FIEMG por toda a ajuda nesta trajetória do Arthur. Desde o início, apostaram muito no nosso trabalho. Temos 12 bailarinos atuando fora do Brasil. E, agora, deve aparecer um contrato muito bom para o Arthur. E que ele realmente vá trabalhar fora, na área à qual se dedica. No Brasil há poucas oportunidades, poucas companhias de dança clássica. O maior objetivo do ATM é fazer a formação profissional e encaminhar esses bailarinos”, pontua ainda.

Cinco bailarinos do Grupo de Formação do ATM foram classificados para a final do YAGP. Fundado em 1999, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, por Larissa e Gennadi Saveliev, o concurso começa com uma seleção no Brasil, aberta a estudantes de dança de todas as nacionalidades, com idades entre 9 e 20 anos.

Curta aqui o Instagram de Arthur Willie.

E você? Quer ser um bailarino ou bailarina premiado ? Vem pro SESI Cultura, e inscreva-se em um dos nossos cursos!

Luisana Gontijo

Imprensa - FIEMG


Comentários

Ao comentar você concorda com os nossos Termos e condições de uso.

Termos e Condições de Uso


O site do Centro de Cultura Centro Cultural SESIMINAS é um canal aberto ao público que possibilita e compartilhamentos, desde que estes estejam de acordo com a presente política de uso e que as mensagens não contenham conteúdo que se enquadrem nos seguintes casos:

Contenham qualquer material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso, que incite violência ou que ofenda raça, origem nacional, etnia, religião, sexo e orientação sexual;

Contenham ameaças, perjúrio, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole a legislação brasileira;

Contenham textos, fotos, imagens, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro, obsceno e vulgar ou qualquer outro conteúdo que seja ofensivo ou prejudicial a usuários menores de idade;

Ofendam ou difamem o SESI-MG, seus funcionários e usuários. Somente neste caso o comentário será excluído imediatamente.