BH em Uma Estação

Exposição Aberta no SESI Museu de Artes e Ofícios

BH em Uma Estação

BH em uma estação

O SESI Museu de Artes e Ofícios, instalado na antiga Estação Central do Brasil, herdou um lastro de memórias infinitas de passageiros que por ali um dia passaram, e das diversas transformações do seu entorno.

A exposição BH Em Uma Estação faz reflexões sobre o entorno do museu, convidando o visitante a explorar aspectos históricos e também simbólicos. Com certa intimidade, propondo o pensamento sobre como se pode entender Belo Horizonte dentro de uma esta­ção, com suas tensões, seus afetos, seus sujeitos e seu próprio tem­po.

A Exposição buscou desdobrar as possibilidades narrativas em torno do espaço público ao longo dos mais de 120 anos da capital, considerando a multiplicidade de durações e a pluralidade de narrativas imagéticas possíveis. 

Dividida em três camadas de recortes, as histórias se sobrepõem abrindo possibilidade para montagens e remontagens diversas, seja a montagem a partir de imagens ou a montagem a partir de descrições e fragmentos de memória.

A terceira e última etapa está em exposição até setembro de 2021 e é chamada Experiências Populares. Nela é retratado que o espaço público está em constante transformação. É um resultado constante daqueles que nele transitam, que de­senvolvem suas atividades, que nele passam o tempo, que a partir dele imaginam a cidade. Neste recorte trazemos à tona a efemeri­dade das experiências populares, dos olhares e da construção de imagens contemporâneas a partir do espaço público e também convidamos a todos para olhar a estação, a praça e a cidade de maneira livre. A partir da praça, qual cidade se desvenda? Quais são os modos de viver e existir que experimentamos?

Para visitar o Museu e a exposição, você pode retirar seu ingresso, clicando AQUI.

A exposição BH Em Uma Estação é um projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Nº1425/2017) e com patrocínio MaterDei.


Comentários

Ao comentar você concorda com os nossos Termos e condições de uso.

Termos e Condições de Uso


O site do Centro de Cultura Centro Cultural SESIMINAS é um canal aberto ao público que possibilita e compartilhamentos, desde que estes estejam de acordo com a presente política de uso e que as mensagens não contenham conteúdo que se enquadrem nos seguintes casos:

Contenham qualquer material discriminatório, de caráter ofensivo, ilegal, preconceituoso, que incite violência ou que ofenda raça, origem nacional, etnia, religião, sexo e orientação sexual;

Contenham ameaças, perjúrio, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conteúdo inapropriado que viole a legislação brasileira;

Contenham textos, fotos, imagens, vídeos de teor pornográfico, violento, rude, grosseiro, obsceno e vulgar ou qualquer outro conteúdo que seja ofensivo ou prejudicial a usuários menores de idade;

Ofendam ou difamem o SESI-MG, seus funcionários e usuários. Somente neste caso o comentário será excluído imediatamente.