SESI Museu de Artes e Ofícios

SESI Museu de Artes e Ofícios

Criado a partir da doação de mais de 2.500 peças que retratam o período pré-industrial brasileiro, o SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO) celebra a riqueza da produção popular, dos fazeres, dos ofícios e das artes que deram origem às profissões que conhecemos hoje.

Aberto ao público desde janeiro de 2006, o MAO está instalado na antiga Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da estação Central do Metrô, em dois edifícios de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. Sua implantação impulsionou a requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da capital, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. 

Em julho de 2016, o SESI MG passou a administrar o Museu de Artes e Ofícios. Conta, para isso, com o suporte de importantes parceiros: Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG); Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Experiências Inesquecíveis

O SESI Museu de Artes e Ofícios conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como: mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, energia e curtumes.

A narrativa do Museu remonta às origens dos processos fabris, em sua confluência com as artes manuais, o artesanato e a manufatura, valorizando a trajetória da industrialização mineira e as habilidades de seus trabalhadores.

Formação Cultural

Além de todo o acervo histórico, o MAO também oferece oportunidade de capacitação e aprendizado cultural, por meio de diversos cursos.

Para seu Negócio

Assim como nossos Centros Culturais, o Museu também disponibiliza seus espaços para locação, seja para eventos corporativos ou sociais. Você e seus convidados poderão usufruir de um ambiente histórico e luxuoso, localizado no coração de Belo Horizonte. O MAO também conta com espaços menores, como salas de reunião, e espaços para realização de eventos ao ar livre.

Horário de funcionamento: 

De Terça-Feira à Sexta-Feira de 11hs às 16hs.

Sábados e Feriados de 9hs às 17hs.

Para agendamento de visita mediadas o e-mail é: educativomao@fiemg.com.br Tel: 3248-8621

Para entrada no Museu será solicitada a apresentação do comprovante de vacinação emitido pelo Conecte SUS, ou cartão de vacinação. Pode ser impresso ou pelo celular. Lembrando que apresentação é necessária para pessoas acima de 12 anos.

*Preferencialmente por meio dos agendamentos feitos de hora em hora, com limite máximo de 25 pessoas por hora, clicando AQUI.

** A entrada no MAO se encerra meia hora antes do último horário

Localização

Praça Rui Barbosa, 600 - Centro, Belo Horizonte - MG   
 ❢  Veja no mapa

Contato
☎ (31) 3248-8600
WhatsApp_icon-icons-com_66798.png (31) 98634-4182 
✉ sesiculturamg@fiemg.com.br
    www.maosesifiemg.com.br