Notícia

Atividade industrial registra queda de 1,3% em outubro sobre setembro

Pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG atribui segunda retração do ano a recuo de exportações no segmento extrativo mineral

A Pesquisa Indicadores Industriais mostrou queda da atividade em outubro, frente a setembro. O faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) caiu 1,3% – segunda retração do ano. O decréscimo foi explicado pelo desempenho negativo do segmento extrativo mineral, que reduziu suas exportações.

No acumulado do ano até outubro, frente a igual período de 2020, os indicadores da indústria seguiram majoritariamente positivos, reflexo do avanço da vacinação contra a Covid-19. Contudo, observa-se, desde o terceiro trimestre, um arrefecimento da atividade industrial. No cenário interno, a piora nos indicadores macroeconômicos, com aumento da inflação e elevação dos juros, contribuiu para essa perda de ímpeto. No cenário externo, a desaceleração da economia global, especialmente devido ao surgimento de variantes do novo coronavírus – o que requer novas medidas de distanciamento social –, e a manutenção dos gargalos de oferta de insumos também reforçaram esse quadro.

Com relação aos indicadores do mercado de trabalho, o emprego manteve-se estável no mês. Por sua vez, a massa salarial e o rendimento médio real avançaram em outubro.

Veja aqui todos os dados do levantamento.

Últimas notícias

  1. FIEMG é homenageada na celebração dos 150 anos da pioneira Cedro Têxtil

    Leia

  2. Uma discussão sobre os conceitos V.U.C.A e B.A.N.I

    Leia

  3. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  4. Confiança do Empresário Industrial atinge patamar mais alto em um ano

    Leia

  5. Setor de mineração investe em energia renovável para atingir a meta de carbono zero

    Leia

  6. Vem aí a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  7. FIEMG debate "Política de Concessão de Benefícios Fiscais - Tratamentos Tributários Setoriais"

    Leia

  8. 'Confiabilidade Industrial' em debate na FIEMG Regional Vale do Aço

    Leia