Notícia

Cemig e FIEMG promovem webinar

Investimentos em segurança do uso da energia elétrica é tema de encontro virtual

A Cemig promoveu nesta quinta-feira, dia 24/09, o Webinar "“Diálogos: É hora da segurança” com a participação da FIEMG, onde foi debatido o tema "Investir em segurança é investir em produtividade".

O evento, transmitido pelo canal Cemig Energia no Youtube, abordou a importância da segurança no uso da energia pelas indústrias e o quanto isso pode auxiliar na redução dos custos e em oportunidades de maximizar investimentos nos diversos segmentos do setor.

Hudson Felix, diretor de Gestão de Pessoas da Cemig, representando o presidente da instituição, Reynaldo Passanezi Filho, ressaltou o serviço prestado pela empresa, que está inserido em toda a sociedade, além de ser uma das molas mestre para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. "Além do dever de prestar o serviço de concessão pública de energia com qualidade, também temos outras responsabilidades, e a principal é a segurança das pessoas, seja dos funcionários da Cemig ou da população em geral", afirma Felix.

Para Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, o tema do webinar é de extrema importância por tratar da segurança das pessoas, tanto dos colaboradores quando de todos os envolvidos no processo e até mesmo dos usuários. "A indústria é a grande consumidora de energia em nosso estado e as políticas de segurança e treinamento da empresa acabam tendo impacto também nos clientes", diz o líder industrial.

Durante o evento on-line foram apresentados os projetos que originaram do acordo de cooperação técnica celebrado pelas FIEMG e a Cemig e aqueles em andamento junto às Câmara da Indústria da Construção, Câmara da Indústria da Energia e com o SENAI, com foco na segurança no uso da energia elétrica.

Márcio Danilo Costa, vice-presidente da FIEMG, presidente da Câmara da Indústria da Energia e presidente do Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (SINDIMIG), elencou algumas ações do sindicato em parceria com o SENAI e a Cemig, como o programa de educação formal aos trabalhadores; onde mil trabalhadores do setor voltaram para as salas de aula; o programa de qualificação profissional, projeto que teve início em 1997 e mais de 30 mil trabalhadores já participaram; o projeto de formação de jovens aprendizes, que visa a contratação destes jovens pelo setor produtivo e o programa de certificação baseado em competências técnicas.

De acordo com Teodomiro Diniz Camargos, vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Construção, a segurança permeia todo o processo produtivo e é um tema relevante para a indústria da construção. "É hoje uma enorme preocupação das empresas e o empresário já se conscietizou, há muitos anos, que isso é fundamental", ressalta.

Para Priscila Cangussu, gerente SENAI da Construção, a entidade tem como missão entregar para a indústria mineira uma mão de obra cada vez mais qualificada. "O SENAI tem buscado ofertar mais cursos para este setor que é tão importante. Ofertamos cursos personalizados para o setor para atender a demanda da indústria e da sociedade", afirma.

Parceria

O uso seguro da energia elétrica vai virar tema de curso no SENAI. Essa é uma das novidades da parceria entre a Cemig e a FIEMG, que foi anunciada durante o webinar. 

Priscila Cangussu de Oliveira explicou que o SENAI vai inserir em suas unidades o curso “Uso Seguro da Energia” para todos os alunos do Sistema “S” em Minas Gerais. “A chegada do curso Uso Seguro da Energia, que poderá ser feito à distância, vai contribuir muito para a prevenção. O curso será gratuito e o aluno vai receber um certificado. Como poderá ser feito de forma facilitada, vamos tornar o tema da prevenção do uso da energia elétrica mais íntimo para a comunidade em geral”, afirmou.

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, visita indústria do setor de metal mecânica em Uberlândia

    Leia

  2. FIEMG recebe premiação pelo apoio no desenvolvimento de respiradores pulmonares

    Leia

  3. Mais competitividade para a indústria mineira

    Leia

  4. Minascon 2020 apresenta inovações e tendências para a construção civil

    Leia

  5. Show da Casa Própria vai ofertar mais de dois mil imóveis na RMBH

    Leia

  6. eSocial: novos prazos para implantações

    Leia

  7. FIEMG Competitiva capacita indústrias da construção civil para certificação PBQP-H

    Leia

  8. Ambev realiza projeto ‘Compre Bem’ para prospecção de fornecedores

    Leia