Notícia

Confiança dos empresários da construção avança pelo terceiro mês seguido

Iceicon-MG marcou 49,7 pontos em outubro

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) avançou pelo terceiro mês seguido e marcou 49,7 pontos em outubro. O indicador aproximou-se da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança, o que significa que a falta de confiança está menos disseminada entre os empresários do setor. O índice aumentou 3,3 pontos em relação a setembro (46,4 pontos), mas recuou 3,4 pontos frente a outubro de 2017 (53,1 pontos). Vale ressaltar que o indicador acumula recuo de 1,6 ponto em 2018. O Iceicon nacional avançou 1,3 ponto frente a setembro e registrou 52,1 pontos em outubro. 

O Iceicon-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam percepção de situação pior e expectativa negativa para os próximos seis meses, respectivamente.

O índice de condições atuais, que avalia a percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios, caiu 0,2 ponto entre setembro (43,7 pontos) e outubro (43,5 pontos). Esse resultado interrompeu uma sequência de três altas mensais do indicador, que permanece abaixo de 50 pontos desde novembro de 2012. O índice recuou 2,9 pontos na comparação com outubro de 2017 (46,4 pontos) e acumula queda de 2,2 pontos em 2018. 

O indicador de expectativas, que sinaliza as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses, aumentou pelo terceiro mês seguido e ultrapassou a linha de 50 pontos, marcando 51,0 pontos em outubro. O resultado revelou otimismo dos empresários da construção, o que não ocorria desde abril deste ano. O índice avançou 3,3 pontos em relação a setembro (47,7 pontos), mas recuou 5,3 pontos na comparação com outubro de 2017 (56,3 pontos). 

Sobre o Iceicon-MG –O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) é elaborado pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Confira AQUI a pesquisa. 

 

Últimas notícias

  1. Setor empresarial repudia aprovação em 1º turno de proposta de Novo Plano Diretor da capital

    Leia

  2. Mais de 100 mil pessoas se manifestam contra Plano Diretor de BH

    Leia

  3. Condomínio Sindical tem fornecedor contábil

    Leia

  4. Segunda Mostra de Móveis de Ubá tem 100% dos espaços comercializados

    Leia

  5. SENAI-MG realiza 1ª Mostra de Design de Móveis Mineiros

    Leia

  6. FIEMG entra com ação contra as multas aplicadas pela ANTT

    Leia

  7. Projeto Moda Agora Nova Serrana qualifica empresas do setor de calçados da região

    Leia

  8. FIEMG realiza pesquisa sobre impactos da Reforma Trabalhista

    Leia