Notícia

FIEMG e Delegacia do Sindivest-MG promovem curso para formação de supervisores de produção da confecção

Qualificação profissional teve início em 13 de junho e acontece em Eugenópolis, na Zona da Mata

O Programa FIEMG Competitiva realizou, em 13 de junho, em parceria com o Sindicato da Indústria do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Delegacia Muriaé), a abertura de um curso de qualificação profissional para a formação de supervisores de produção de confecção em Eugenópolis, na Zona da Mata mineira.

Participaram da aula inaugural a equipe do SENAI de Muriaé, que será responsável pela ministração do curso; o secretário de Desenvolvimento de Eugenópolis, William Rodrigues, e o delegado do Sindivest-MG em Muriaé, Leonardo Morcerf Veronese. O curso será promovido no período da noite, às segundas e quartas-feiras, até 30 de novembro, contando com a participação de 17 funcionários, indicados por seis indústrias do setor do vestuário de Eugenópolis associadas ao Sindivest-MG.

Para viabilizar o treinamento na cidade, a prefeitura firmou um convênio com o sindicato para arcar com os custos do local das aulas. O convênio também prevê o pagamento da contrapartida empresarial, garantindo, dessa forma, a gratuidade do curso. O objetivo é fomentar o setor de vestuário de Eugenópolis.

De acordo com a analista de projetos do Programa FIEMG Competitiva, Viviane Assunção da Rocha, a falta de mão de obra qualificada é um problema recorrente no segmento em todos os polos do estado. "A busca por bons profissionais tem se tornado árdua e, na maioria das vezes, as empresas têm que formar o profissional integralmente dentro das indústrias, o que leva tempo. Esse curso, ministrado pelo SENAI de Muriaé, vai permitir que os funcionários possam supervisionar a produção do vestuário em tecidos planos e elásticos e desenvolver o planejamento e controle de produção conforme as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde", declara.

O delegado do Sindivest-MG em Muriaé, Leonardo Morcerf Veronese, considera a capacitação muito importante. "Qualquer curso que traga inovação para nossas indústrias já é importante por si só e esse, em especial, é o primeiro curso ministrado pelo SENAI e voltado para o setor têxtil no município", disse.

Veronese destacou ainda que certamente haverá muita troca de informações entre as empresas. "Além disso, teremos as inovações que o SENAI está trazendo. Isso fortalece o nosso setor, traz mais conhecimento e nos coloca numa condição produtiva mais eficaz, que vai melhorar os resultados das empresas. A inovação nos processos na maneira de administrar e gerir as empresas é muito importante", ressalta.

Programa FIEMG Competitiva é uma iniciativa da FIEMG que tem o objetivo de alavancar a competitividade das indústrias de Minas Gerais.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  4. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia

  5. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  6. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  7. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  8. FIEMG e IEL vão apresentar Tecnologia em Gestão de Segurança contra Incêndio

    Leia