Notícia

Novos hábitos de consumo impactam positivamente a indústria moveleira, afirma Flávio Roscoe

Presidente da FIEMG participou da abertura da primeira edição virtual da Expo Móveis Rústicos, que começa nesta quinta-feira

“Estamos muito otimistas com a retomada do setor industrial, pois existe uma demanda reprimida da população. As pessoas se adaptaram muito bem às compras virtuais e vemos um impacto positivo em quase todo o setor, especialmente na indústria moveleira. Essa é a oportunidade para que polo moveleiro de Passos tenha muito sucesso de vendas durante a feira, pois o momento é muito propício”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, durante a abertura da edição virtual da Expo Móveis Rústicos, nesta quinta-feira (24/09).

De acordo com o líder industrial, essa mudança de comportamento levou a indústria a se adaptar e ficar mais próxima do consumidor final. E essa aproximação é benéfica para ambos. “Se há um legado positivo é justamente esse. As indústrias, em prazo recorde, passaram a participar de plataformas de venda virtuais e criaram canal direto com o consumidor. E o feedback passa a ser imediato. Trabalhar direto com os consumidores  permite com que eles tenham acesso a melhores preços e, as indústrias, a uma maior margem de lucro. Criar canais alternativos e eventos virtuais como esse fortalecem a relação entre indústria e consumidor”, enfatizou Rocoe.

A abertura da feira contou com a participação dos apoiadores e realizadores do evento, além de um bate-papo com Janina Ester, do site de Arquitetura e Decoração youcanfind.com.br. A jornalista de arquitetura e decoração, que também é designer de interiores e está há 20 anos no setor, falou sobre as diversas possibilidades do uso dos móveis rústicos na decoração.

“Venho observando a evolução do morar e tenho boas notícias. Em todas as ferramentas de pesquisa, temos números que mostram que o segmento vinha crescendo, mesmo antes da pandemia. Outro fator importante é que um décor mais customizado tem sido mais procurado, e o móvel rústico vem nesse caminho. A terceira boa notícia é que a crise causada pela Covid-19 nos forçou fazer eventos on-line e, de certa forma, foi ótimo. O formato digital possibilita que outras pessoas tenham acesso a esse produto”, contou Janina, que destacou ainda que a preocupação das pessoas em relação a comprar produtos sustentáveis também favorece a escolha por móveis deste segmento.

Setor que movimenta a economia

As indústrias moveleiras de Passos são formadas, predominantemente, por micro e pequenas empresas. Durante a abertura, o presidente Nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou o papel destas empresas para o desenvolvimento da economia. “Os microempresários fazem a diferença na vida dos municípios. Mais de 50% dos empregos são gerados por pequenas e micro empresas. O setor demonstra a sua força e importância mesmo em momento de crise como esse”.

De acordo com a presidente do Sindimov-MG, Iara Abade, a realização da feira virtual resulta da união de esforços dos empresários de Passos, no Sudoeste de Minas, e reforça a força do setor moveleiro no estado. “São cerca de nove mil indústrias no estado, fabricantes de móveis de madeira, aço, estofados. Somos o quarto maior produtor de móveis no Brasil, produzindo 380 milhões de peças e movimentando uma receita de R$ 90 bilhões”, contextualizou Abade.

O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, reforçou a importância da feira para o município e sinalizou que o evento virtual é uma tendência que pode potencializar e economia local. “Ela já esta consolidada e no próximo ano vamos continuar com o formato on-line para vender não só para todo o Brasil, mas também para o exterior. Desta maneira, levaremos o nome da cidade de Passos para o mundo”.

Participaram também da abertura o presidente da CDL Passos e secretário Municipal de Indústria, Comércio, e Turismo, Frank Lemos Freire; o presidente da Acip, Renato Mohallem Santiago; o presidente da Acimov, Douglas dos Reis Andrade; o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; e o diretor de Acimov, Marcelo Coimbra.

Em sua 4ª edição, a Expo Móveis Rústicos de Passos se reinventa para atender às necessidades do mercado, com segurança e comodidade, e realiza a primeira edição virtual do evento, que já faz parte do calendário do setor moveleiro. Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, cerca de 15 fabricantes e expositores locais vão apresentar mais de mil produtos em uma loja virtual para fazer negócios no atacado e varejo.

A feira é uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato das Indústrias de Mobiliário e Artesanatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) e da Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) e da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL).

 

Serviço:4ªExpo Móveis Rústicos de Passos

Quando: 24, 25 e 26 de setembro de 2020

Onde:www.expomoveisrusticos.com.br

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, visita indústria do setor de metal mecânica em Uberlândia

    Leia

  2. FIEMG recebe premiação pelo apoio no desenvolvimento de respiradores pulmonares

    Leia

  3. Mais competitividade para a indústria mineira

    Leia

  4. Minascon 2020 apresenta inovações e tendências para a construção civil

    Leia

  5. Show da Casa Própria vai ofertar mais de dois mil imóveis na RMBH

    Leia

  6. eSocial: novos prazos para implantações

    Leia

  7. FIEMG Competitiva capacita indústrias da construção civil para certificação PBQP-H

    Leia

  8. Ambev realiza projeto ‘Compre Bem’ para prospecção de fornecedores

    Leia