Notícia

Setor sucroenergético mais competitivo

IEL, em parceria com o SIAMIG, capacita empresas mineiras do setor

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do programa FIEMG Competitiva, em parceria com o SIAMIG (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) está capacitando empresas do setor sucroenergético do estado durante o primeiro semestre deste ano.  

São cursos em oito temas: Auxiliar de destilaria; Auxiliar de tratamento do caldo; Auxiliar de fermentação do caldo; Manutenção de sistemas hidráulicos e máquinas agrícolas; Liderança para chão de fábrica; Desenvolvendo habilidades gerenciais; Liderança assertiva; KPI’s – Indicadores de Impacto e Indicadores Operacionais.

O SENAI Uberaba Fidelis Reis e o SENAI Ituiutaba Bebé Martins são os responsáveis pela realização de sete dos oito treinamentos. Além do SENAI, o CIEMG (Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais) é responsável pelas capacitações em KPI.

As capacitações têm ocorrido desde o inicio do ano. Até o final de abril foram realizados 52 treinamentos e outros 14 estão previstos para acontecer até meados de julho. Os cursos, in company, são realizados em 13 unidades produtoras de 10 empresas diferentes, distribuídas nos seguintes municípios: Urucânia na Zona da Mata, em Pompéu e Bambuí no Centro-Oeste, João Pinheiro no Alto Paranaíba, Uberaba, Delta, Pirajuba, Conceição das Alagoas no Vale do Rio Grande, Tupaciguara no Vale do Paranaíba, Iturama, Limeira do Oeste e Carneirinho no Pontal do Triângulo.

As capacitações têm como objetivo aumentar a competitividade das empresas participantes por meio da qualificação e reciclagem dos conhecimentos das equipes técnicas envolvidas diretamente com a operação das industrias do setor sucroenergético. Ao mesmo tempo, busca estimular a criação de ambientes mais harmônicos, promovendo a interação entre líderes e liderados. Traz, por muitas vezes, conhecimentos em gestão de pessoas para líderes com histórico de formação e profissional apenas na área técnica.

Segundo Douglas Martins, gerente administrativo do SIAMIG, o setor sucroenergético investe permanentemente em capacitação de mão-de-obra. No entanto, para algumas áreas é muito difícil encontrar cursos que atendam de forma precisa à demanda do setor. “Através do Programa FIEMG Competitiva foi possível formatar cursos moldados para setores que são estratégicos na empresa, trazendo conteúdos 100% aplicáveis à realidade das empresas. Ações como essa tem contribuído para o aumento da competitividade do setor sucroenergético em Minas Gerais”, ressalta.

Galeria

Últimas notícias

  1. Apesar dos entraves, segmento de bijuterias tem oportunidade de crescimento em Minas

    Leia

  2. Sindicatos participam do programa Conhecendo o Sistema FIEMG

    Leia

  3. Defesa de interesses na pauta do encontro da Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração

    Leia

  4. FIEMG comemora o Dia da Indústria 2019

    Leia

  5. Rubens Menin Teixeira de Souza recebe a Ordem do Mérito Industrial da CNI

    Leia

  6. Trabalho conjunto é destaque na reunião da Câmara da Indústria de Alimentos

    Leia

  7. FIEMG homenageia diretor - presidente da Cenibra

    Leia

  8. Atividade da construção recua em março, mas empresários permanecem otimistas

    Leia