Notícia

SINDVEL homenageia destaques da indústria e personalidades importantes para o Parque Tecnológico Aberto

Comenda Sinhá Moreira destaca a inovação tecnológica no Vale da Eletrônica

Criada em 2011, pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, a Comenda Sinhá Moreira visa perpetuar a memória de D. Luzia Rennó Moreira, através do reconhecimento à contribuição das pessoas e empresas ao desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica, o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí.

A Comenda é outorgada em 3 categorias: Personalidade Ilustre, que visa reconhecer um cidadão(ã) ou entidade que envidou esforços para o reconhecimento e o desenvolvimento do Vale da Eletrônica como importante polo gerador de tecnologia, desenvolvimento e inovação do país. O homenageado em 2021 será o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, que não mediu esforços, junto ao Governo de Minas, para que Santa Rita do Sapucaí fosse reconhecida como Parque Tecnológico Aberto, status que foi conferido ao município em janeiro deste ano, com a entrega do certificado de reconhecimento feita pelo próprio Governador Romeu Zema.

Na categoria Indústria Inovadora, a homenageada será a Amicus Inovações, empresa que passou por todo o ciclo de geração de empresas do Vale da Eletrônica: nasceu e foi incubada dentro de uma escola, mudou-se para uma sede alugada, ingressou no Condomínio Municipal de Empresas, subsidiado pela prefeitura, recebeu um terreno cedido pelo município e inaugurou sua sede própria em 2021. Hoje a Amicus é uma empresa de destaque no mercado pet, presente em todo o território nacional e exportando para 11 países.

As empresas candidatas à categoria “Indústria Inovadora” em seus processos, produtos ou serviços são submetidas a uma avaliação por uma banca examinadora composta pelos membros do Conselho Permanente da Comenda e especialistas convidados (SINDVEL/Associação Industrial, ETE, Inatel, FAI, Sebrae, Senai). A decisão final cabe à banca, que identifica e escolhe a indústria que melhor representa a inovação no Vale da Eletrônica no corrente ano.

Também concorreram à Comenda Sinhá Moreira 2021, na categoria Indústria Inovadora, e por isso receberão certificados de participação e reconhecimento pela inovação praticada por elas, as empresas CampoTech e a Pixel TI.

Para a categoria “Empresa com maior crescimento do número de funcionários” a agraciada será a Think Technologies, do setor de telecomunicações e que gerou 40 postos de trabalho no período de agosto/2020 a julho/2021. Importante destacar que para esta categoria não são premiadas empresas que já receberam a Comenda, como forma de incentivar todas as empresas, de todos os portes, a participarem da premiação.

Uma novidade este ano é o Concurso de redação sobre a vida de Sinhá Moreira, que está sendo realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SINDVEL e Associação Industrial. As 3 melhores redações serão premiadas junto com a entrega das Comendas.

A solenidade de outorga da Comenda Sinhá Moreira 2021 será realizada no dia 04 de dezembro.

Últimas notícias

  1. Com apoio da FIEMG, Silemg e SindBebidas obtêm vitória judicial a respeito da Norma nº 13

    Leia

  2. Programa de Estágio Aperam 2022: inscrições a partir de 13 de outubro

    Leia

  3. Outubro Rosa: muito além do câncer de mama

    Leia

  4. FIEMG é convidada a fazer parte da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras

    Leia

  5. Vale da Eletrônica apresenta inovações em Caxias do Sul

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM promove Ciclo de Capacitação em Relações do Trabalho

    Leia

  7. SESI SENAI Barbacena retoma projeto "Grupo de Excelência em Gestão"

    Leia

  8. Desafios e estratégias para uma mineração sustentável

    Leia