Notícia

Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

Capacitação foca na análise aprofundada das questões pertinentes à Segurança e à Saúde no Trabalho

Gilmar Peixoto/Divulgação

Com o objetivo de oferecer aos participantes uma visão ampla da necessidade e obrigatoriedade de as empresas implementarem os programas de SST, evitando multas e ações judiciais, o tema “eSocial voltado para Segurança e Saúde no Trabalho - SST” foi tema de de mais um treinamento presencial na FIEMG Regional Zona da Mata. Realizado em 21 de janeiro, o curso foi ministro seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

Por ser um tema que gera muitas dúvidas entre os empresários, o treinamento da FIEMG Regional Zona da Mata apresentou e discutiu o Sistema eSocial, com foco em uma análise aprofundada das questões pertinentes à Segurança e Saúde no Trabalho. A abordagem foi teórica, abrangendo todos os temas de SST pertinentes ao bom andamento deste sistema, tendo como base as legislações Trabalhistas, Previdenciárias, Normas Regulamentadoras, Manual de Orientações do eSocial e demais Leis aplicadas a cada um dos eventos que deverão ser alimentados com as informações de SST.

O treinamento, com 8 horas de duração, reuniu cerca de 50 pessoas, entre profissionais de RH, Departamento Pessoal, contadores, gerentes, empresários, engenheiros e técnicos de Segurança no Trabalho, estudantes e demais interessados no assunto, que desejavam aprimorar seus conhecimentos. A ministração do curso ficou a cargo do advogado, especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho, Rodrigo Dolabela, profissional com vasta experiência no assunto e instrutor de palestras e treinamentos em todo o Brasil.

Conteúdo

O conteúdo programático incluiu os seguintes temas: eSocial (Objetivo, Faseamento, Simplificação, A importância do cumprimento das medidas de SST); Segurança e Saúde no Trabalho (Legislação aplicada à SST, Normas Regulamentadoras - Visão Geral); Programas de Segurança e Saúde no Trabalho (PCMSO – Exames médicos exigidos e a periodicidade em que eles devem ser realizados, ASO, LTCAT, Laudo Ergonômico, PPP/PPP Eletrônico, Profissionais responsáveis pela elaboração); Eventos de SST antes da Simplificação do eSocial - Versão 2.5.01 (S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho, S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador, S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional, S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco, S-2245 - Treinamentos e Capacitações); Eventos de SST após a Simplificação do eSocial - Versão S-1.0 (S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho, Tabelas 13, 14, 15 e 16 do Anexo I do Leiaute do eSocial, S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador, S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho e Agentes Nocivos.

O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, destaca que, na programação de treinamentos da entidade para o mês de fevereiro, serão trabalhados temas como: Marco Regulatório Trabalhista Infralegal (11 de fevereiro); Primeira Liderança (15 de fevereiro) e Estratégias de Vendas (21 e 22 de fevereiro). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da FIEMG Regional Zona da Mata.

Não perca essa oportunidade de se capacitar! Clique aqui para se inscrever.

Últimas notícias

  1. Anglo American Challenge FIEMG Lab recebe inscrições para 2ª edição

    Leia

  2. Influência da alimentação saudável no nosso dia a dia

    Leia

  3. Projeto de celebração do cinema beneficia mais 1.200 alunos da rede pública

    Leia

  4. FIEMG busca fornecedores de materiais de higiene, limpeza e descartáveis

    Leia

  5. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  6. FIEMG debate custo da energia, tributos e regulação do setor

    Leia

  7. Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

    Leia

  8. Congresso de Direito Empresarial tem “aula” de ex-ministro da Fazenda

    Leia