Notícias

AMIPÃO e ABIP celebram o Dia do Panificador em Belo Horizonte

Comemorado em grande estilo, evento já está em sua 59ª edição

O Dia do Panificador, celebrado nacionalmente no dia 08/07, foi comemorado em Belo Horizonte no dia 06/07, com uma grande festa no Jaraguá Country Club. O evento, que já está na sua 59ª edição, é realizado anualmente pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e conta com a presença de cerca de 1.200 pessoas entre empresários do segmento da panificação e parceiros comerciais.

Em seu discurso de abertura da solenidade, o presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, reforçou a importância do setor para a indústria: “Vocês, panificadores, são aqueles que conseguem se comunicar. A panificação será uma parte muito importante da nossa estratégia de aproximação da indústria com a sociedade. Contamos com o setor para transformar o ambiente de negócios em Minas Gerais”, afirmou.

O mercado da panificação em Minas Gerais é expressivo. Atualmente, o estado possui mais de 6.300 empresas do setor, gerando aproximadamente 9 bilhões de reais, 10% do total nacional. Além disso, as padarias representam o setor industrial de maior capilaridade no país, com presença efetiva em todos os 853 municípios mineiros e nos 5.536 municípios do Brasil.

A noite também foi de homenagem. José Batista de Oliveira, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Minas Gerais, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Vice-Presidente da FIEMG, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Indústria da Panificação. “Estou muito grato pela homenagem”, disse. Ele destacou a importância do evento para a indústria: “É da maior importância um evento como esse, com a atuação dos sindicatos, ABIP e suas entidades filiadas, junto à FIEMG, no sentido de buscarmos todos melhores caminhos para o desenvolvimento industrial mineiro e brasileiro, e é isso que vamos fazer nos próximos anos”, salientou.

Vinícius Segantine Dantas, presidente da Associação Mineira das Indústrias da Panificação (AMIP), conta com o apoio do Sistema FIEMG e suas entidades para o desenvolvimento do setor “A expectativa é que a gente consiga avançar com novas tecnologias para o segmento, trazendo um produto mais qualificado pra cidade. Principalmente através do SESI e SENAI, teremos uma boa formação para o segmento”, analisa.

O SESI e SENAI possuem produtos e serviços para as indústrias e seus trabalhadores, que vão desde a formação profissional de mão de obra para o setor, até serviços técnicos e tecnológicos e de inovação e tecnologia para a melhoria de processos e produtos na área de alimentos.

Na ocasião, foram anunciadas as datas da 32ª Superminas Food Show – Congresso e Feira supermercadista e da panificação que acontecerá de 16 a 18/10, no Expominas e da 31º CONGREPAN- Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria, a ser realizado de 27 a 30/09. 

Últimas notícias

  1. Minascon promove oportunidades de integração entre sindicatos

    Leia

  2. Durante Minascon, Juiz de Fora será a capital do setor da construção no estado

    Leia

  3. Melhorias para o setor de cerâmica vermelha do Centro-Oeste mineiro

    Leia

  4. Para o Brasil avançar, a Construção Civil precisa crescer

    Leia

  5. SINDIREPA-MG consegue vitória para associados

    Leia

  6. Novas tecnologias digitais são destaque durante o Fórum Megatendências

    Leia

  7. Carro é assunto de mulher

    Leia

  8. Minascon é apresentado durante Câmara da Indústria da Construção

    Leia