Notícia

AMIPÃO e ABIP celebram o Dia do Panificador em Belo Horizonte

Comemorado em grande estilo, evento já está em sua 59ª edição

O Dia do Panificador, celebrado nacionalmente no dia 08/07, foi comemorado em Belo Horizonte no dia 06/07, com uma grande festa no Jaraguá Country Club. O evento, que já está na sua 59ª edição, é realizado anualmente pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e conta com a presença de cerca de 1.200 pessoas entre empresários do segmento da panificação e parceiros comerciais.

Em seu discurso de abertura da solenidade, o presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, reforçou a importância do setor para a indústria: “Vocês, panificadores, são aqueles que conseguem se comunicar. A panificação será uma parte muito importante da nossa estratégia de aproximação da indústria com a sociedade. Contamos com o setor para transformar o ambiente de negócios em Minas Gerais”, afirmou.

O mercado da panificação em Minas Gerais é expressivo. Atualmente, o estado possui mais de 6.300 empresas do setor, gerando aproximadamente 9 bilhões de reais, 10% do total nacional. Além disso, as padarias representam o setor industrial de maior capilaridade no país, com presença efetiva em todos os 853 municípios mineiros e nos 5.536 municípios do Brasil.

A noite também foi de homenagem. José Batista de Oliveira, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Minas Gerais, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Vice-Presidente da FIEMG, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Indústria da Panificação. “Estou muito grato pela homenagem”, disse. Ele destacou a importância do evento para a indústria: “É da maior importância um evento como esse, com a atuação dos sindicatos, ABIP e suas entidades filiadas, junto à FIEMG, no sentido de buscarmos todos melhores caminhos para o desenvolvimento industrial mineiro e brasileiro, e é isso que vamos fazer nos próximos anos”, salientou.

Vinícius Segantine Dantas, presidente da Associação Mineira das Indústrias da Panificação (AMIP), conta com o apoio do Sistema FIEMG e suas entidades para o desenvolvimento do setor “A expectativa é que a gente consiga avançar com novas tecnologias para o segmento, trazendo um produto mais qualificado pra cidade. Principalmente através do SESI e SENAI, teremos uma boa formação para o segmento”, analisa.

O SESI e SENAI possuem produtos e serviços para as indústrias e seus trabalhadores, que vão desde a formação profissional de mão de obra para o setor, até serviços técnicos e tecnológicos e de inovação e tecnologia para a melhoria de processos e produtos na área de alimentos.

Na ocasião, foram anunciadas as datas da 32ª Superminas Food Show – Congresso e Feira supermercadista e da panificação que acontecerá de 16 a 18/10, no Expominas e da 31º CONGREPAN- Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria, a ser realizado de 27 a 30/09. 

Últimas notícias

  1. Setor sucroenergético preserva cerca de 200 mil hectares de florestas em MG

    Leia

  2. Investimentos em infraestrutura pode beneficiar setor mineral

    Leia

  3. ABINEE realiza encontro de com associados

    Leia

  4. FIEMG propõe soluções de negócios para redução de custos com energia

    Leia

  5. Mais conhecimento para o setor de confecção de São João Nepomuceno

    Leia

  6. INTERSIND apresenta Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  7. Economia criativa foi tema de fórum no P7 Criativo

    Leia

  8. FIEMG apresenta propostas da indústria mineira ao governo eleito

    Leia