Notícias

Exposição Made in Minas inaugura Galeria Sebrae Minas

Mostra reúne réplicas de joias e bijuterias exclusivas criadas pelas empresas participantes do projeto Identidade Minas

Lançada no Minas Trend, agora a exposição Made in Minas ganha um novo espaço, inaugurando a Galeria Sebrae Minas no dia 18/04.  

A mostra é o resultado da primeira fase do projeto Identidade Minas, em que 20 empresas do setor de joias e bijuterias apresentaram suas coleções após participarem de um processo de busca de sua identidade e DNA, através das características marcantes do estado mineiro.  

Segundo Marden Magalhães, diretor de operações do Sebrae Minas, a galeria é um espaço de integração e de aproximação “É um ambiente vivo, dinâmico, onde apresentamos histórias, cases de sucesso, mostramos o nosso trabalho”. Sobre a mostra, Marden acredita que a beleza e o design mineiro valorizam nosso estado, e que este é um resultado de um trabalho em conjunto, “que envolve toda uma cadeia produtiva”, conclui.   

Manoel Bernardes, presidente do Sindijoias Ajomig, também acredita na força do design. “Ele é o centro da empresa. É o diferencial das marcas, o que as tornam mais competitivas”, afirma. Sobre o projeto, Bernardes conta que foi um processo também de resgate de uma autoestima: “Ao resgatarem sua própria identidade, as empresas resgatam sua vivência, história e, consequentemente, sua autoestima”. Ele afirma ainda que a ideia é disseminar o modelo do projeto para outros setores, como vestuário e calçados.    

Identidade Minas   

O projeto Identidade Minas tem como objetivo orientar e dar as ferramentas às empresas participantes para cumprir o desafio de produzir uma moda genuinamente mineira. Os trabalhos começaram em 2015 e acontece até 2017, num mergulho profundo sobre originalidade, inspiração, mineiridade, descoberta da identidade da marca, fixação de metodologias e branding.   Os próximos passos estão centrados em ações para o melhor posicionamento no mercado e abertura de novos canais de venda, além do desenvolvimento de um trabalho de branding, para fortalecer atributos e diferenciais das marcas e possibilitar sua melhor integração com o mercado.   

Resultados   

Essamulher é uma empresa nova, tem três anos de vida. Mas já encontrou seu caminho e sabe por onde seguir. “Agora temos meta, números de peças estruturadas e até famílias dentro das coleções”, afirma Valéria Franco, proprietária da empresa junto com sua sócia, Heloísa Araújo. A consultoria com Walter Rodrigues e Marcia Croce foi fundamental neste processo. “Nos foi apresentada toda uma metodologia de processo criativo, que envolve disciplina e organização. Foi bastante enriquecedor”, conclui.   


Mesmo pra quem já está algum tempo no mercado, o projeto trouxe novidades e um diferencial. É o caso de Lázara Ferreira, da Lázara Design, que antes de se tornar empresária do setor de joias e bijuterias, se formou em economia e foi bancária por 18 anos. “Este projeto veio para fortalecer a empresa e a marca”, conta Lázara. “Dia a dia vamos assimilando o que aprendemos e colocando em prática. A Márcia (Márcia Croce, consultora do projeto junto com Walter Rodrigues) é emotiva e racional ao mesmo tempo e ter sua visão sobre o processo criativo foi muito importante. Tanto é que esta é a primeira coleção que lanço que tem um nome!”, conta, sobre a sua coleção intitulada Dona Beja.  


Exposição Made in Minas

18 de abril a 15 de maio de 2016 
Galeria Sebrae Minas - Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – BH/MG 
Segunda a sexta-feira, de 9h às 18h 
Entrada gratuita 
Informações: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas (31) 3379-9271/9278    


Veja também

Identidade Minas – Fabricantes lançam 1ª coleção de bijus e joias durante o 18º Minas Trend

Made in Minas

Galeria

Últimas notícias

  1. Boníssima Run vai movimentar o Belvedere neste domingo (19)

    Leia

  2. Coordenadores sindicais se reúnem na FIEMG

    Leia

  3. Entidades da construção civil realizam dia de saúde, lazer e cultura para trabalhadores do setor

    Leia

  4. Conhecendo a Indústria reúne representantes governamentais em Minas Gerais

    Leia

  5. IEL participa de Conferência para discutir a interação entre universidades e APLs no Canadá

    Leia

  6. Jantar do Clube do Galo Mineiro vai reunir setores de frango e ovos

    Leia

  7. 22ª Fenova começa com grandes expectativas de vendas

    Leia

  8. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia