Notícias

PCIR encerra ação de Lean Manufacturing com setor têxtil

Empresas participantes relataram ganhos significativos de eficiência e produtividade

O Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) encerrou uma ação Lean Manufacturing e apresentou seus resultados em 1º/10, na sede da FIEMG. Representantes das cinco empresas que alcançaram os melhores resultados relataram seus casos e todas as indústrias participantes (setor têxtil) receberam certificados. A gerente de Projetos para a Indústria, Simone Porto, cujo setor realizou a ação, lembrou a relevância do trabalho para estreitar laços com os segmentos. “É muito importante esse contato com o setor têxtil. Nosso propósito é ampliar essa relação, principalmente com os segmentos que têm uma cadeia de maior impacto no estado”, disse. 

Em seguida, foram apresentados alguns números do PCIR, que, desde a sua criação em agosto de 2016, realizou 338 ações em 1.249 indústrias e registrou 11 mil participações. Foram atendidos 46 sindicatos de 26 setores. A Ematex, de Ribeirão das Neves, foi uma delas. Dione Machado, responsável pela segurança do trabalho, também auxiliou na coordenação do PCIR na empresa. Ele contou que a revisão de processos trouxe aumento de eficiência e produtividade. “Repensamos a forma como fazíamos o setup (reiniciar a máquina), que agora realizamos com o equipamento em operação. Ganhamos três horas de produção por dia, o que resultou em 600 kg de produtos a mais por mês”, comemora. 

O presidente do Sindimalhas, Flávio Roscoe, esteve no evento e agradeceu à equipe da FIEMG que realiza o trabalho e às empresas “que se dedicaram com afinco à tarefa”. Roscoe incentivou as empresas a participarem de outros processos que não foram contemplados nesta fase do programa. “Não foi só a empresa de vocês que melhorou. Vocês também se aprimoraram como profissionais”, elogiou.

PCIR-2.jpg

PCIR-4.jpg

Últimas notícias

  1. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  2. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  3. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  4. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  5. Sindicatos empresariais de Minas Gerais têm nova casa

    Leia

  6. Falta de confiança dos empresários da construção é intensificada em junho

    Leia

  7. Indústria consegue na Justiça estender consulta sobre rotulagem na Anvisa

    Leia

  8. BNDES e BDMG lançam linhas de financiamento para investimento em energia fotovoltaica

    Leia