Notícia

Presidente da FIEMG fala a empresários da Zona da Mata sobre importância do associativismo

Em palestra realizada em Juiz de Fora, Flávio Roscoe ressalta força da união para alavancar negócios

Foto: Graciele Vianna

“A importância do associativismo e sua força para alavancar negócios” foi o tema da palestra proferida pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, sob organização do Sindicato da Indústria de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), nesta quinta-feira (21). O evento aconteceu na sede do Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF) e contou com a presença de lideranças industriais e empresas do setor de Alimentação. O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, e o diretor da entidade e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, também participaram do encontro.

A abertura da palestra foi feita pela presidente do SIA-JF e do CIJF, Flávia Gonzaga, que destacou a grande modernização pela qual o CIJF está passando, atuando agora em parceria com a Smart Coworking e Escritórios para a criação de ambientes de trabalho coletivos, com espaços compartilhados. Ela falou ainda sobre a importância de criar uma interlocução entre os empresários e grupos afins dentro da entidade. “Precisamos realmente entender a relevância do associativismo, saber que unidos podemos trabalhar mais e melhor”, disse.

 O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, ressaltou o importante trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura em prol da desburocratização. “É importante que as demandas partam dos empresários. Temos que pensar juntos no que é melhor para o desenvolvimento da cidade e, para isso, precisamos das demandas e opiniões de vocês”, ressaltou.

Ele destacou ainda a criação da Sala do Empreendedor e da Câmara Integrada de Análise e Aprovação de Projetos, que visam facilitar a vida dos empreendedores. “Fixamos compromissos mútuos do serviço público e dos cidadãos para a melhoria da cidade e realizamos reuniões setoriais para construir o plano de desenvolvimento em conjunto. O básico é conexão e conversa, e a Prefeitura tem buscado estabelecer essa relação com o meio empresarial”, disse.

Em sua palestra, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que desburocratizar é fundamental, pois a burocracia é uma grande barreira que enfrentamos. “A base da burocracia é a desconfiança. Parece que o Estado brasileiro desconfia do cidadão e temos que inverter isso”, disse. Já sobre a importância da união, Flávio destacou que o associativismo é a forma mais simples de se organizar para obter o bem comum de uma sociedade, de um setor. “Todos nós representamos o coletivo, se não nos engajamos no associativismo, como vamos transformar?”, questionou. “Só mudaremos nossa realidade com trabalho e união, sendo também necessário valorizar o papel de quem frequenta entidades como as nossas e doa seu tempo para atuar pelo coletivo”, disse.

Flávio Roscoe ressaltou ainda que a FIEMG tem tentado mostrar a voz dos industriais através de uma visão estratégica do associativismo. “Estamos fazendo uma campanha de valorização da indústria e temos conquistado muitas pautas junto ao governo. Nossa campanha em combate à Covid-19 foi a maior que uma entidade fez no mundo. Doamos e consertamos respiradores, capacetes de respiração, álcool em gel, máscaras, e adotamos 450 municípios mineiros que precisavam de insumos e câmaras frias para a realização da vacinação. Tudo isso fruto de associativismo e credibilidade. Dá para fazer muito mais, desde que haja o engajamento de vocês. A indústria mineira é a que mais vai crescer este ano e nos próximos, resultado das mudanças que estamos conseguindo implementar. Unindo forças temos a capacidade de transformar”, finalizou.

Por Graciele Vianna

Palestra-SIA-24.jpeg

Últimas notícias

  1. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  2. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  3. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  4. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  5. Encontro Anual do SINDUSFARQ discute qualidade de cosméticos e produtos para a saúde

    Leia

  6. Codese BH recebe adesão oficial de 75 entidades na próxima terça-feira (30)

    Leia

  7. Grupo de trabalho buscará soluções para problemas entre BH e Nova Lima

    Leia

  8. Calendário da indústria 2022

    Leia