Notícia

Sindivest-JF celebra 55 anos de história

Sindicato comemorou trajetória pautada em trabalho e defesa ética dos interesses do setor

Fotos: Andréa Ottoni

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF) está completando 55 anos e promoveu, no dia 21 de outubro, um encontro comemorativo no Berttu’s Restaurante. A presidente Mariângela Miranda Marcon reuniu lideranças empresariais e associados do Sindicato para celebrar a trajetória de trabalho e grandes conquistas da entidade. Marcaram presença no encontro nomes como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindipan-JF, Heveraldo Castro; e o diretor da Regional e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho.

Mariângela Marcon destacou que todas as conquistas e méritos que o Sindicato alcançou ao longo de tantos anos de história resultaram da colaboração e do empenho dos integrantes das Diretorias que passaram pela entidade ao longo desta trajetória de luta e trabalho. “Ao lado de minha Diretoria, assumi essa administração com o intuito de fazer um Sindicato diferente, mais participativo e democrático, e com foco no associativismo e na união. Infelizmente, tivemos um pouco de atraso na evolução desse processo, em função da pandemia que nos atingiu. Mas já estamos vencendo o primeiro ano de administração e as expectativas para o futuro agora se mostram muito promissoras”, disse.

A presidente também ressaltou o apoio incondicional que tem recebido da Diretoria do Sindicato e também da FIEMG, agradecendo em especial ao presidente Flávio Roscoe, pela presença no evento e, principalmente, pelo apoio que ele concede à FIEMG Regional ZM e, em particular, ao Sindicato do Vestuário. “Sua gestão eficiente, responsável e ética tem colocado a FIEMG em um patamar de destaque no cenário nacional, através de um posicionamento e de uma articulação política que sempre sai em defesa dos interesses da indústria em primeiro lugar. Enalteço o trabalho que vem sido realizado pela FIEMG em sua administração, já que você não tem medido esforços para o fortalecimento do associativismo e o desenvolvimento da indústria de Minas Gerais”, disse.

Após destacar as atuações recentes da entidade, Mariângela Marcon homenageou com uma placa um dos fundadores do Sindivest-JF, Ernesto Duarte, que juntamente com sua esposa Eda Romano Duarte criou a empresa Walerya Indústria e Comércio de Roupas Ltda., a primeira associada do Sindicato. “Por isso estamos reunidos hoje aqui. Para celebrar essa trajetória de grandes conquistas do Sindivest-JF e para dizer que daremos continuidade ao legado que nos foi passado pelos presidentes que nos antecederam”, disse.

Ela também entregou uma placa de agradecimento ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que ressaltou que 55 anos passam rápido, mas dependem de muito trabalho esforço e construção. “O que muitos lá atrás projetavam acabou se transformando nesse importante Sindicato, que contribuiu muito para o desenvolvimento do polo do Vestuário de Juiz de Fora. A entidade de classe é a nossa representação, não podemos nos omitir, por isso o associativismo é algo tão importante. O trabalho na fábrica nos permite entender a dor do empresário e seus dramas, mas depende de nós construir um país melhor. E o elo que torna a FIEMG forte são nossos Sindicatos. Por isso, precisamos trabalhar em prol do coletivo. Vamos contribuir um pouco mais para poder transformar a realidade do nosso país. Nós fazemos a diferença na sociedade”, finalizou Roscoe. 

O Sindivest-JF:

Os primeiros passos para a criação da entidade foram dados em 30 de janeiro de 1953, quando foi concedida uma carta sindical ao Sindicato da Indústria de Calçados de Juiz de Fora, que nesta época representava também a categoria econômica da indústria do Vestuário. Em 29 de setembro de 1966, o Sindicato requereu estender a representação da entidade a todas as categorias econômicas do 2º grupo – Indústria do Vestuário - do Plano da Confederação Nacional da Indústria, passando a denominar-se então Sindicato da Indústria do Vestuário de Juiz de Fora.

Desde então, estiveram à frente da liderança deste Sindicato nomes de relevância para a indústria da cidade, como Christovam Colombo Molinari; Lúcio Siqueira de Oliveira, que inclusive dá nome a atual sede da FIEMG Regional Zona da Mata; Marcos Antônio Cardinelli; Marcos Heluey Molinari; Paulo César de Castro; Vandir Domingos da Silva; Antônio Nogueira de Lucena; Guilherme Marcon; e Mariângela Miranda Marcon, que aceitou no ano passado o desafio de comandar a entidade e trabalhar para o crescimento do setor.

Por Graciele Vianna

417a1cb4-2990-4de0-8c8d-eda59ea6c3aa.jpeg

Últimas notícias

  1. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  2. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  3. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  4. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  5. Encontro Anual do SINDUSFARQ discute qualidade de cosméticos e produtos para a saúde

    Leia

  6. Codese BH recebe adesão oficial de 75 entidades na próxima terça-feira (30)

    Leia

  7. Grupo de trabalho buscará soluções para problemas entre BH e Nova Lima

    Leia

  8. Calendário da indústria 2022

    Leia